Nunca quiseram deixar a bìblia ser lida livremente

segunda-feira, 25 de maio de 2009

...o papa Julio III Convocou três bispos, dos mais sábios, Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus e lhes confiou a missão de estudarem com cuidado o problema e apresentarem as sugestões cabíveis.

Ao final dos estudos, aqueles bispos apresentaram ao papa (Júlio III) um documento intitulado:

"DIREÇÕES CONCERNENTES AOS MÉTODOS ADEQUADOS

A FORTIFICAR A IGREJA DE ROMA"

Tal documento está arquivado na Biblioteca Imperial de Paris, fólio B, número 1088, vol. 2, págs 641 a 650. O trecho final desse ofício é o seguinte:

"Finalmente (de todos os conselhos que bem nos pareceu dar a Vossa Santidade, deixamos para o fim o mais necessário), nisto Vossa Santidade deve pôr toda a atenção e cuidado de permitir o menos que seja possível a leitura do Evangelho, especialmente na língua vulgar, em todos os países sob vossa jurisdição. O pouco dele que se costuma ler na Missa, deve ser o suficiente; mais do que isso não devia ser permitido a ninguém.

Enquanto os homens estiverem satisfeitos com esse pouco, os interesses de Vossa Santidade prosperarão, mas quando eles desejarem mais, tais interesses declinarão. Em suma, aquele livro (a Bíblia) mais do que qualquer outro tem levantado contra nós esses torvelinhos e tempestades, dos quais meramente escapamos de ser totalmente destruídos.

De fato, se alguém o examinar cuidadosamente, logo descobrirá o desacordo, e verá que a nossa doutrina é muitas vezes diferente da doutrina dele, e em outras até contrária a ele; o que se o povo souber, não deixará de clamar contra nós, e seremos objetos de escárnio e ódio geral. Portanto, é necessário tirar esse livro das vistas do povo, mas com grande cuidado, para não provocar tumultos"

Bolonie, 20 Octobis 1553

Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus.


Cremos que ate o dia de hoje se a igreja católica pudesse impediria a leitura da Bíblia .Mas glorias ao Senhor, quando enviou o Espírito santo Ele ficou incumbido de cuidar da igreja viva que somos nós (homens) e não instituições humanas, tanto católicas como evangélicas nenhuma instituição revela a Cristo na sua escência apenas vidas podem expressar isso.

Apesar da Bíblia ter sofrido varios golpes ate o dia de hoje, e vinte seculos terem se passado a escritura está preservada em seus príncipios, pois não é um livro regrado de dogmas ,mais sim de relacionamentos, ela nos mostra, homens em varias epocas e dispenssações se relacionando com seu criador nos dando uma amostra razoavel do quanto precisamos cultivar o mesmo . só que com o cuidado de hoje olhando para Jesus o autor e consumador de nossa fé. Não mais na lei mas agora na graça.Sabemos que todos vão comparecer diante do Senhor para serem julgados queira no tribunal de Cristo como no trono branco, ninguem deixara de comparecer diante do Senhor para responder por seus atos a vingança é do Senhor e devemos descanssar nisso...



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis