Existe Outro Evangelho?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Outro Evangelho
Existe ou não existe?


1 – Existem 3 evangelhos, o evangelho verdadeiro, o transtornado e o falso evangelho (maldito).

Paulo em Gálatas 1:6 diz aos irmãos:
“... outro evangelho, não que haja outro; mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o Evangelho do Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (maldito).”>

Ou seja, outro evangelho é maldito, então o cuidado que temos que ter é se o que temos anunciado ou recebido é, na verdade, o que Cristo anunciou aos apóstolos, e depois eles nós, e assim consecutivamente, pois se não for esse evangelho, é maldito.

2 – Como o evangelho começa a ser transtornado (modificado) até se tornar anátema (maldito)?

1 Coríntios 1:10, 11 e 12 ; 3: 3, 4

Dividindo-se:
Ao nos dividirmos expressamos um espírito mundano que tem como seqüência (frutos) nos tornar carnais. O homem na carne não pode agradar a Deus (Rm 8:8).
Todos nós, filhos de Deus, maduros ou meninos, quando somos edificados iremos expressar o que nós aprendemos no evangelho que recebemos: o verdadeiro evangelho, o transtornado ou o falso.
Há de vermos desta forma que precisamos identificar isso de uma vez por todas e o mais rápido possível. Como seria?

1) O Verdadeiro: Edifica sobre o fundamento, que é Cristo – ouro, prata ou pedras preciosas.
1 Coríntios 3:10 – 12:
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas...
Ouro: o caráter de Deus é formado em nós;

Prata: fala redenção e obra de Cristo em nós;
Pedras preciosas: fala do Espírito Santo aperfeiçoando sobre tribulações, dificuldades, perseguições, etc.

2) O transtornado: É gerado na divisão e com isso muitos ministérios deixam de funcionar causando muita invasão de falsos mestres, judaizantes, gnósticos, etc. E os frutos perdem qualidade, sobrando apenas a carne, produzindo obras de madeira, palha e feno.
1 Coríntios 3: 12 ,13:
12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.


3) O falso: Esse compromete o fundamento, não deixando nenhuma dúvida que só resta dizer que são apenas nominais, não tendo a liderança do Espírito e não experimentando o novo nascimento, como foi a conversa de Jesus com Nicodemos, que é necessário para ter vida e realidade em Cristo Jesus.
João 3:3
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
O que não produz esse tipo de realidade é falso, maligno, são falsos mestres, doutrinas de demônios e espíritos enganadores.

1 Timóteo 4:1
"MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;">
2 Timóteo 3:13
"Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior , enganando e sendo enganados.">
Tito 1:10
"Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão"
2 João 1:7
"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo."

Uma vez que seja revista nossa posição nessa edificação, quanto mais rápido revermos esta realidade, menos perigo corremos.

Começando pelo falso evangelho:
O que precisamos fazer é nos arrependermos de não estar tendo as escrituras com sinceridade, legitimidade e única fonte de verdade. A partir daí confeçarmos a Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor, com uma expressão batismal dessa confissão e logo começar a tomar o puro leite espiritual.
1 Pedro 2:2
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;"
Hebreus 5:12
"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento."
Muitas vezes se torna muito difícil reconhecer o falso evangelho, por causa da quantidade de heresias, que torna a mente cauterizada, impedida de receber a verdade. Tudo isso normalmente causado por homens mentirosos, espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
1 Timóteo 4: 1,2
1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;


O evangelho transtornado:
O transtorno do evangelho tem se tornado cada vez mais difícil de combater.
Primeiro porque a divisão tomou proporções catastróficas em sua grande maioria, com seus grupos sectários, sistemas denominacionais, com suas convenções ridículas que mais servem para formar “monstros”, um campo fértil para heresias destruidoras e em poucas gerações formarem falsos irmãos e aberrações, mas que com certeza jamais será o corpo de Cristo, coluna e sustentáculo da verdade.
1 Timóteo 3:15
"Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e sustentáculo da verdade."
Hebreus 3:6
"Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim."

Então o que fazer?
Se estivermos em uma queda, ainda que branda, é mais simples.
1º - Deve-se reconhecer que perdeu, ou até mesmo nunca experimentou a liderança do Espírito Santo.
2º- Arrepender-se diante do Senhor e confessar publicamente seu arrependimento com a exposição de tais heresias que estava vivendo na edificação.
3º Retomada de avanço, agora com a liderança do Espírito Santo, com um alvo real de amadurecimento como Paulo descreve à Tito, à Timóteo (1Tm 3) e à todos os irmãos em como devem andar.

Tito 1: 6 – 9
6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes.
7 Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante;
9 retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes.


O verdadeiro evangelho:
Em poucas palavras, quero citar o versículo de Hebreus 12:3:
"Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Veja a Jesus como o alvo central de sua vida, com humildade, mansidão, olhando por ti mesmo, vigiando, orando com a porta fechada, cuidando para estar de pé, tirando a trave do seu próprio olho, sempre pedindo que o Senhor continue a governar sobre sua vida."


Efésios 4:2
"Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,"
Filipenses 2:3
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo."
Colossenses 3:12
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;"
2 Coríntios 10:1
"ALÉM disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;"
Gálatas 5:22
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."
Gálatas 6:1
"IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado."
1 Timóteo 6:11
"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão."
Tito 3:2
"Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens."
Tiago 1:21
"Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas."
Tiago 3:13
"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria."
1 Pedro 3:15
"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,"
1 Coríntios 10:12
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."
1 Timóteo 3:6
"Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo."
Neófito = recém convertido, que acabou de receber o batismo
1 Timóteo 3:7
"Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo."
Efésios 6:18
"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,"
Marcos 14:38
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."
1 Coríntios 16:13
"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos."
1 Pedro 4:7
"E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração."
1 Pedro 5:8
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"
Mateus 6:6
"Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."
Lucas 6:41 e 42
"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."
Apocalípse 16:15
"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis