A Mente Humana

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Primeiro, vamos falar sobre nossa mente. A mente é parte de nossa alma. Quando nossa mente está debaixo do controle do Espírito, temos o fluir da vida ZOE e paz (Rm 8:5). Mas quando nossa mente está sendo motivada pela carne, a vida da alma flui de nossa mente e, fluindo de nossa mente, o resultado é a morte.
Frequentemente o uso carnal de nossa mente é o resultado de agirmos de acordo com o nosso conhecimento acumulado. Muitos crentes, talvez sem imaginar isto, têm “aprendido” a agir como um cristão. Eles têm experiência no que dizer ou fazer e em como lidar com diversas situações. Talvez tenham sido treinados em alguma escola sobre como viver e agir em um ambiente cristão. É possível que pensem que sabem como construir uma Igreja ou um grupo e estão ocupados completando o que sabem entre o seu círculo de conhecidos cristãos.
Desta forma, estão tentando construir a casa de Deus com materiais terrenos, carnais. Eles usam a sabedoria natural da mente humana. Isto talvez nos faça lembrar as palavras de Paulo: “Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito não aprendeu ainda como convém saber” (1ª Cor 8:2). O que realmente precisamos saber é como construir com o Espírito Santo e por meio d’Ele, que é quem transmite a vida de Deus.
Você se lembra do Jardim do Éden? Lá havia uma árvore chamada “a árvore do conhecimento do bem e do mal”. A árvore era cheia de conhecimento. Talvez fosse bom expandirmos um pouco a nossa
compreensão desta verdade para ver que ela representa muito mais do que simples conhecimento do mal.
Devemos estar cientes que há também um “bom” conhecimento exibido por esta árvore. Esta árvore era (e ainda é) cheia de todo tipo de conhecimento e sabedoria boa, humana e terrena. Este bom" conhecimento inclui o conhecimento de: como construir uma Igreja, como aconselhar pessoas em determinadas situações, como organizar vários ministérios da Igreja, como fazer isto ou como fazer aquilo de um modo “cristão” e muito, muito mais.
O resultado de comer o fruto desta árvore era a morte. Também hoje isto é uma verdade. Sim, a mente usada pelo homem natural, produz morte. A mente humana cheia de todo o tipo de conhecimento de como ser um cristão, de como agir ou reagir em cada situação, como formar um grupo, etc., resulta em morte espiritual. A mente natural, sendo animada e usada pela vida da alma, produz morte, onde quer que ela se manifeste.
Verdadeiramente, as Escrituras dizem que “o saber ensoberbece” (1ª Cor 8:1), mas nada faz para construir a casa espiritual de Deus. Possivelmente você tem passado por algumas experiências que podem confirmar esta verdade. Você pode ter assistido a muitos cultos e pregacões que não edificaram o seu espírito. Pode ser que sua mente foi estimulada, mas o seu homem interior não foi alimentado. Possivelmente você recebeu conselho ou ministração que não penetrou na raiz de suas necessidade, nem ministrou a vida ZOE. Seu espírito foi deixado sem o verdadeiro alimento espiritual.
Há incontáveis homens e mulheres hoje que, embora sejam participantes de algum tipo de grupo cristão organizado, estão realmente morrendo de fome espiritual. Se a ministração que recebem é meramente mental, se é simplesmente a transmissão de conhecimento bíblico, eles não podem receber nutrição. Qualquer ministração que não seja a expressão da vida divina fluindo através do Espírito Santo, não pode edificar a noiva. A noiva de Jesus é feita somente do que fluiu do Seu lado no Calvário.



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis