Uns outros evangelhos

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dois mil anos já se vão, e parece que não só o passar do tempo nos distancia da época da glória maior que já houve em todos os tempos, que foi a primeira vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas também nos distancia da simplicidade e pureza devidas a Cristo que é o Seu Evangelho, muito mais agora nestes tempos conturbados da era de Laodicéia. Vejamos, já nos tempos de Paulo, o apostolo já vinha enfrentando a deturpação da pureza do Evangelho, muitos procuravam fazer voltar ao cativeiro os cristãos libertos pelo sangue do Cordeiro, apresentado a eles o evangelho judaizante, que fez Paulo escrever muito sobre este assunto, principalmente para a igreja na Galácia. Graças a Deus por isso, pois através destas cartas, muito pode nos ser ensinado, porém, é triste imaginar que tão pouco tempo havia passado e já pode ocorrer tamanha corrupção das verdades plenamente reveladas. Sim, mas em breve Paulo poderia escrever as cartas aos efésios, aos filipenses e aos colossenses, cartas direcionadas a igrejas maduras, centradas nas verdades do puro Evangelho. Paulo se preocupava com a pureza do Evangelho, anátema seja qualquer outro evangelho, dizia ele, e não sem propósito, e certamente não sem o apoio de Deus.

Logo em seguida, a Igreja teve que enfrentar uma heresia ainda mais profunda, o chamado gnosticismo, erro que já empreguinou o mundo atual, principalmente após a descoberta dos manuscritos do Mar Morto, que se de um lado trouxe a confirmação da integridade de muitos textos do antigo testamento e até do novo, por outro lado, desenterrou textos lastimáveis, como por exemplo, o evangelho de são Tomé, que hoje em dia é a base de sustentação desta doutrina, que segundo eles foi fundada pelo próprio apostolo Tomé, e que se juntando às crenças e rituais orientais, como budismo e hinduísmo, toma uma forma moderna e altamente cativante, pois exige muito pouco e oferece muito além do que pode realmente oferecer.

Outra heresia que causou danos irreparáveis foi o chamado arianismo, que sendo fundamentada em conceitos egípcios e hindus mesclados ao cristianismo florescente, em última conseqüência, fundamentou o que poderia ter sido o verdadeiro anticristo, Adolf Hitler, e sua supremacia da raça ariana, e para sustentar sua doutrina, ele pode conceber o maior genocídio da história humana, o Holocausto, onde foram executados aproximadamente seis milhões de judeus.

Ainda podemos nos lembrar de Maniqueu, cuja heresia foi usada posteriormente para acusar a todos os grupos de cristãos que não se moldavam às regras e normas da igreja institucionalizada. Podemos citar como exemplo, os albigenses, valdenses, paulicianos, e outros tantos, que por buscarem viver uma vida devotada à simplicidade e pureza do Evangelho, eram condenados à morte acusados de serem também maniqueístas,Misericordia!

E hoje em dia?
Que evangelho é pregado no mundo?
Me atrevo a dizer que somente um evangelho de resultados terrenos, de bênçãos temporais sem medida, de inversão de valores, onde o servo passa a ser o senhor e o Senhor passa a ser o servo, é pregado hoje. Não, de forma alguma, precisamos ter em mente que a obra é de Deus e através do Seu Santo Espírito, logo, é boa, perfeita e agradável, mas, infelizmente, parece que a plenitude dos gentios está próxima a ser alcançada, e o mundo está cada vez mais tampando os seus ouvidos para a Verdade plena do Evangelho, não por causa da diminuição do Poder de Deus, absolutamente não, mas porque o tempo se abrevia, e a medida estabelecida por Deus está sendo alcançada.

Onde está o arrependimento do pecado?
A noção real de juízo?
Participar da ceia perece mais um mecanismo supersticioso para se alcançar favores divinos do que um reconhecimento do sacrifico substitutivo de Jesus para nos salvar do império das trevas, da morte e do pecado. Um compromisso com uma vida de santidade não se adequa com a necessidade de se ganhar a vida e prosperar em todos os aspectos cotidianos.

Mas é preciso fazer a nossa parte, orando e submetendo-se ao dono da seara, infelizmente muitos tentaram reformar uma casa que não era sua, fez e ainda muitos fazem lambança, certamente vão prestar conta ao Senhor. Mais não vamos cair neste erro imbecil.
Deixemos Ele próprio conduzir as coisas não podemos de forma nenhuma se esquecer de suas palavras “Eu edificarei a minha igreja” ainda deixou uma regrinha de vida “e as portas do ades não vão prevalecer contra ela” se tirarmos um raios-X rápido de nossa realidade hoje o que veremos.... MISERICORDIA, MISERICORDIA só isso que temos que clamar.
O que Paulo nos escreveria, caso ele escrevesse um carta para a nossa localidade?
Pense nisso!



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis