Apóstolos: Generais e Ditadores da Fé

domingo, 30 de agosto de 2009


Infelizmente nos últimos anos, alguns dos pastores brasileiros, têm procurado construir reinos onde os seus nomes pessoais estejm em relevante evidência. Isto é absolutamente perceptível no neopentecostalismo cujo apóstolos, profetas e paiostólos competem uns com outros em busca de títulos.

Como inúmeras vezes compartilhei, confesso que tenho estado impressionado com a capacidade de alguns dos evangélicos em criar coisas novas. Se não bastasse a “hierarquização do reino”, nossos arraiais têm sido tomados pelo súbito aparecimento de estruturas monárquicas, onde apóstolos em nome de Deus mandam e desmandam na vida alheia. Tais homens, como ditadores da fé, têm feito do rebanho de Cristo propriedade particular. Além disso, os apostolos em questão, sem o menor constrangimento “militarizaram” a comunidade dos santos, obrigando a seus liderados a se submeterem sem questionamento as suas ordens e determinações.

Em estruturas como estas, é absolutamente comum exigir-se dos crentes, submissão total. Em tais comunidades, a vida cristã é regida exclusivamente por um sistema onde coronelismo e arbitrariedade se misturam. Infelizmente, aqueles que porventura ousem opor-se a este estilo de liderança, sofrem sanções das mais estapafúrdias possíveis.

Em nome de Deus, tais pessoas rogam “pragas e desgraças” para aqueles que em algum momento da vida se contrapuseram a seus sonhos e vontade. É nesta perspectiva, que tem emergido em nossas comunidades o toma-la-dá-cá evangélico. Basta o chefe no trabalho ser um pouco mais chato pra se orar contra ele, ou até mesmo alguém discordar da forma do pastor conduzir o rebanho, que lá vem maldição. Em certas igrejas a palavra “rebeldia” tem sido usada para todo aquele que foge dos caprichos fúteis de uma liderança enfatuada. Em tais comunidades, discordar do pastor quase que implica com que o nome seja colocado na “boca gospel do sapo”.
Para piorar, tais líderes partem do pressuposto que o pastor em nome de Deus tem o poder de amaldiçoar outras pessoas através da oração positiva e determinante. Em outras palavras, tal ensinamento afirma categoricamente que aqueles que agem desta maneira, podem rogar ao Senhor da glória o aparecimento de desgraças e frustrações na vida de seus desafetos, determinando assim a desventura alheia.

À luz disso, não tenho a menor dúvida em afirmar que comportamentos como estes não ficam a dever em nada aos trabalhos de macumba e vodu que são feitos nas esquinas e encruzilhadas deste Brasil tupiniquim. Infelizmente a igreja evangélica mergulha em alta velocidade no buraco da sincretização, deixando pra tras valores, virtudes e princípios onde a afetividade e o amor deveriam ser marcas indeléveis de uma comunidade que conhece a Cristo.

Amados, não nos esqueçamos que somos o povo Deus, nação santa, sacerdotes do Deus vivo. Na perspectiva do reino, todos absolutamente TODOS possuem acesso ao trono da graça não necessitando assim criar estruturas monárquicas fundamentadas em experiências muitas das vezes esquizofrênicas e adoecedoras. Quero ressaltar que para nós cristãos, a essência da igreja resumi-se na maravilhosa verdade que nos ensina que fomos chamados para fora deste sistema perverso, ambíguo e separatista, e que agora, independente de classe, cor, posição social, reunimo-nos TODOS indistintamente em torno do Cristo nosso Senhor como a comunidade dos santos.


Gostaria de deixar estes versiculos para analize a uma vida bem aventurada.


1 - Arrependendo-se:


"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoado, e cujo pecado é coberto." Salmos 32:1


2 - Aceitando a correção:

"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes pois, a correção do Todo-Poderoso." Jó 5:17



3 - Seguindo o caminho certo:

"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados." Salmos 84:5



4 - Guardando os mandamentos:

"Bem-aventurado aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Apocalipse 22:14



5 - Vencendo as tentações:

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." Tiago 1:12


6 - Confiando no Senhor em todo tempo:

"Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Salmos 345:8



7 - Buscando conhecimento:

"Bem--aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire o conhecimento." Provérbios 3:13



8 - Servindo ao Senhor sem preguiça:

"Bem-aventurado aquele que servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim." Mateus 24:46


9 - Tendo coração misericordioso para com so próximo:

"Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal." Salmos 41:1



10 - Sendo íntegro:

"Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." Romanos 14:22



11 - Praticando a justiça:

"Bem-aventurado os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos." Salmos 106:3



12 - Vivendo pela fé:

"Bem-aventurados os que não viram e creram." João 20::29



13 - Vigiando e agurdando a volta do Senhor:

"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as duas vergonhas." Apocalipse 16:15



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis