Os Cristãos podem ser enganados?

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quase todos os cristãos supõem, ingenuamente, que jamais serão enganados. “Deus é fiel! Ele cuidará de nós, quando chegar a hora. Ele vai nos abrir os olhos, antes que seja tarde demais”! Será que isso é verdade ou se trata apenas de um otimismo pueril? Os cristão são enganados o tempo inteiro. E esse engano se tornará mais sutilmente sagaz, disfarçado e apelativo do que todos os engodos de todos os tempos. Quando alguém é enganado, é capturado. Um mágico engana o seu olho e por isso você é enganado por ele. Você pensa que o grande engano dos “últimos dias” vai ser óbvio? A Bíblia diz que se posivel for, até mesmo os escolhidos serão enganados. Satanás não vai usar uma coisa feia para nos apanhar. De fato, é claro que esse engodo satânico vai nos parecer “bom”, a fim de poder nos apanhar. Vemos apenas uma coisa ou outra acontecendo por trás do cenário (exatamente como no caso do mágico). Por isso vamos ser enganados, se considerarmos apenas superficialmente essa “história” dos “últimos dias” Seria melhor manter os olhos abertos e ser diligentes no Senhor, porque o engodo não será tão fácil de ser detectado. Nem posso contar quantos cristãos têm dito, futilmente, que o Senhor vai nos abrir os olhos, quando a hora chegar. Ele pode fazer isso, mas se você não estiver escutando-O hoje, como pode achar que Ele vai escutá-lo amanhã?


Você acha que não poderá ser enganado? Então observe os milhares de cristãos enganados pelas seitas! Uma boa parte dos Mórmons e das Testemunhas de Jeova tem vindo das igrejas tradicionais. Conheço alguns e não tenho dúvida de que tenham sido salvos, mas agora vivem no engano. Veja quantos santos amados freqüentam, ingenuamente, as igrejas da Palavra da Fé, do Vineyard e milhares de outros movimentos errôneos. Leia os livros de Dave Hunt e Hank Hannegraff e outros [livros bíblicos para ficar a par desta verdade].

Essas igrejas parecem ser totalmente evangélicas. Freqüentei pessoalmente as igrejas da Palavra da Fé (não apenas uma vez, mas por vários anos), as igrejas do “Latter Rain” (Chuva Serôdia), em Connecticut, as quais pareciam boas em 99% das vezes, porém ali aconteciam notáveis exceções. Houve certa manhã de domingo em que o pastor entregou uma mensagem sobre o “Exército de Joel” (Joel 2), que foi uma ostensiva mensagem sobre os “manifestos filhos de Deus” e em seguida entregou uma profecia de John e Paula Sanford, os quais têm uma forte ligação com a Nova Era, promovendo técnicas de visualização. Mais tarde, ele promoveu um livro de Benny Hinn, outro defensor da Palavra da Fé. Se você não sabe o que há de errado com isso, aconselho-o a ler alguma coisa a respeito. Depois eu disse ao pastor que promover uma pessoa como o Benny Hinn no púlpito é o mesmo que endossar o Hinn e seu ministério. Ele concordou e foi a última vez que estive ali. Ao mesmo tempo, ele se recusava a ler os livros de Dave Hunt [para ficar mais esclarecido], dizendo que eram “por demais negativos”.

O fato é que muitos cristãos são enganados e têm apostatado da sã doutrina e se envolvido em práticas antibíblicas. Os exemplos são por demais numerosos para serem mencionados, como a tal prática de “cair no Espírito” [fanerose], promover “palavras de profecia” como se fosse a Palavra de Deus, a visualização, a cura de memórias e muito mais. Um grande amigo meu foi assistir a uma conferência e ali um irmão começou a profetizar sobre ele. Meu amigo ficou muito impressionado com o fato, até que, mais tarde, veio a saber que esse “profeta” era homossexual e pedófilo. Nesse caso, de onde provêm essas informações proféticas? De Deus ou dos maus espíritos? Os cristãos estão freqüentando igrejas como as da Palavra da Fé, as quais promovem doutrinas e práticas heréticas. Os cristãos estão sendo ludibriados com ações sociais e políticas, o que é perda de tempo para qualquer pessoa, cuja cidadania está no céu.

Conforme antes mencionado, estive tão intimamente envolvido com as igrejas (Palavra da Fé, Vineyard e Latter Rain), que hoje reconheço facilmente que elas “nada valem”. Mas naquele tempo eu nada via de errado com elas. Confiava em seus pastores. Era feliz na adoração e na comunhão. Não era negativo nem buscava encontrar defeitos nelas. Se tivesse permanecido ali, gradualmente ter-me-ia inclinado a seguir suas doutrinas e práticas. Mas o Senhor me fez sair, quando me abriu os olhos. Mas isso foi uma exceção. Posso imaginar que a maioria ainda se encontra ali e está sendo conduzida ainda mais ao engodo. Se os cristãos não podem resguardar-se agora do engano, como esperam fazer isso no futuro, quando o pior de todos os engodos cair sobre nós? Então, livre-se do mito de que os cristãos não podem ser enganados. Isso acontece o tempo inteiro! Na verdade, a maioria deles é capturada, hoje em dia, pelos propósitos mercadológicos das mega-igrejas.

O engano tem acontecido a vida inteira. Por isso é que a marca da besta é mencionada em dois lugares: na testa e na mão. Além de ser literal, isso pode referir-se ao que pensamos e ao que fazemos. Se nossa mente não é renovada pelo Senhor, mas estofada com as coisas mundanas, não será possível apagar o programa mental de toda uma vida. Vejamos um exemplo. Os garotos de hoje passam três a quatro horas diárias na escola, mas logo em seguida ficam dez horas vendo televisão. Não que eu seja totalmente contra a TV, mas hoje em dia as famílias entram em casa e logo vão ligando o tubo, para começar a receber a sua programação mental. As coisas que em geral se vêem hoje na TV jamais poderiam ser vistas há 30 anos. A moral tem sido gradualmente mudada no mundo inteiro. Vivemos em um mundo de estimulação, no qual somos constantemente bombardeados, através da TV, dos filmes, revistas, livros, radio e agora, da Internet. O lixo está constantemente assaltando nossas mentes... reprogramando-nos. Conforme o que lemos, o que falamos, o modo como passamos o tempo - seremos transformados à imagem do mundo ou à imagem do Senhor. Não se pode fugir a isso. Ou semeamos para o espírito ou então para a carne [Gálatas 6:7]. Quanto a tantos cristãos que estão seguros de que farão a escolha certa, quando um dia tiverem de escolher entre aceitar ou não a marca da besta, se não tiverem sido transformados em sua maneira de pensar e agir, conforme o Senhor, cada dia, ano após ano, infelizmente estão errados. Transformação é um processo que requer uma vida inteira e que hoje está absolutamente em falta na igreja. Isso não se refere ao que fazemos, mas sim, em que usemos o nosso tempo e o que temos sob o senhorio de Jesus. Infelizmente, existem poucos que distinguem um cristão de um incrédulo, hoje em dia... Somente quando chegar uma boa tribulação é que haverá possibilidade de se distinguir um cristão verdadeiro de um pretenso cristão.

Um Cristão pode falhar?

Hoje em dia só se fala no incondicional amor de Deus. Imaginamo-Lo como um benevolente “papai”, lá no céu, ansioso para nos abraçar, porque nos ama incondicionalmente. Pena que isso não corresponda à verdade. Existem condições. Ele de fato nos ama, mas isso não significa que o faça, a não ser que nEle creiamos aceitemos o Seu Filho, e também Lhe sejamos obedientes. Como cristãos nossa atitude para com o Senhor tem sido, muitas vezes, de indiferença [Tô nem aí...], como a de uma pessoa de 18 anos, imaginando que viverá para sempre! A salvação depende de aceitarmos o dom gratuito de Deus e, no entanto, quando somos salvos, tendemos a deixá-la exclusivamente por Sua conta. [Que tal lermos Filipenses 2:12?] Vivemos esperando que Deus nos abençoe, cuide de nós e nos use. Tenho viajado muito pelo mundo e visto uma porção de irmãos em Cristo - até mais dotados do que eu - apostatar de sua fé no Senhor. Vi outros tantos usados pelo Senhor, quando eram jovens, os quais caíram em desuso, de modo que, hoje em dia, suas vidas para nada servem, enquanto antes eram um fogo ardente!

Tenho visto os melhores amigos resvalando no pecado e jamais se erguendo. Tenho visto desaparecer o brilho dos seus olhos e palavras vazias sendo pronunciadas... Tenho visto os irmãos mais dotados atirando suas vidas cristãs para o alto, às vezes por uma ninharia - geralmente por causa de outra mulher que não é a esposa que Deus lhes deu. Tenho visto outros cristãos apostatarem. Um dos amigos se entregou à Psicologia e ao aconselhamento, cada vez mais profundamente. De repente ele ficou criticando todo mundo, até mesmo os seus amigos e pais. Seus problemas passaram a ser culpa de todos, menos dele mesmo. Tenho visto irmãos se divorciando e casando novamente. A segunda esposa até poderá se entregar ao Senhor, mas nada pode trazê-lo de volta. Tenho visto santos tragados pelos “sinais e maravilhas”. Um deles tinha um tumor cerebral. Fez peregrinação pelo país inteiro, tendo ido a Toronto, Pensacola e voltado à Califórnia, tentando desesperadamente receber a cura, porém, mesmo assim, acabou morrendo. Tendo visto cristãos entregues aos seus problemas, até serem por eles devorados, pois sem conhecimento o povo perece.

Quem viajou muito deve ter visto cristãos cada vez mais frios. Um verdadeiro homem de Deus, pastor de uma grande igreja na Califórnia Norte, o qual já está com o Senhor, na primeira classe de graduação no Seminário Teológico Dallas contou a um amigo meu, pouco antes de sua morte, que dos trinta graduados apenas três permaneceram fiéis ao Senhor, nos anos seguintes. Então, pensamos que não podemos falhar, mas podemos. Isso tem acontecido o tempo inteiro. Alguma vez você já se desviou do Senhor? Eu já fiz isso e somente pela Sua graça Ele me trouxe de volta. Fui cristão durante 50 anos e, de todos os que eu conheci, apenas dez não se desviaram.

Vamos encarar a realidade e deixar de sonhar. Quando um servo enterra os seus talentos, o Senhor não lhe afaga a cabeça, dizendo: “Tudo bem, tudo bem, não se preocupe!” Ele simplesmente o atira “nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes”. CUIDADO! Deus é antes de tudo um reto Juiz, realmente um JUÍZ! Ele não vai aceitar desculpas, naquele Dia, pela sua vida miserável e improdutiva. Ele nos convocará a dar conta de tudo, “segundo o que tivermos feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. (2 Coríntios 5:10). Do que fizemos com os nossos recursos, com os dons que Ele nos outorgou e de como usamos o nosso tempo - cada hora e cada dia.

Sabemos que Deus quer usar cada um de nós. Ele nos deu a vida e os dons espirituais e outro grande erro é supor que Deus vai nos usar... “um dia”. O tempo passa com rapidez. A velhice e a morte chegam mais depressa do que se possa imaginar. Nossos filhos cresceram e agora vivemos da aposentadoria, quando mal temos força para sair da cama, pela manhã. O Senhor tem todo o tempo do mundo, nós não! Se não Lhe formos úteis agora, as chances de que o seremos no futuro serão mínimas. Um corolário de pensar que somos cristãos infalíveis é achar que somos indispensáveis - que Deus precisa de nós. Realmente, Ele não precisa. E se não O glorificarmos, as rochas o farão. Quem sou eu? Se não realizo a obra que o Senhor me confiou, na certa Ele vai levantar alguém que a realize. É uma tolice achar que sou indispensável. Contudo, se eu a realizar com boa vontade e humildade, agindo com fé, Ele vai me usar, apesar da minha fraqueza e dos meus fracassos. É como Jim Elliott, o famoso missionário martirizado pelos índios Auca, disse: “Que proveitoso será para um homem se ele desistir do que não pode conservar para ganhar o que pode perder?” Chegou a hora de tomar essa decisão e permitir que o Senhor aja em nossas vidas, de maneira bem prática.

Creio que Deus está falando conosco, talvez a última geração de crentes vivos na terra, antes do Seu regresso. Como jamais aconteceu na história, Ele vai contar com o nosso amor e com as nossas indivisíveis atenção e obediência. Somos uma parte integral do Seu grande plano e propósito. Somos suas testemunhas na terra. Somos a prova viva de que o Criador veio ao mundo, pagou todo o preço dos nossos pecados e rebelião, habitando agora em nosso íntimo e nos transformando em corporativo testemunho, para que o mundo possa declarar: ”Vede como se amam uns aos outros!” Antes de tudo, devemos ser testemunhas na vida pessoal, na família e na comunidade. Ele não pode testemunhar para Ele mesmo, mas precisa de duas testemunhas para avaliar e julgar o mundo - a Igreja e Israel. Contudo, se os cristãos e os judeus continuarem a endurecer os corações para Deus, Ele vai julgar ambos os povos. Estamos sonhando, se julgarmos que Deus vai usar com o Seu povo espiritual um padrão inferior ao do Seu povo físico. A maioria dos judeus e cristãos está engolfada no mundo e na descrença. Mas a Sua natureza justa exige que Ele julgue o seu povo, antes de julgar o mundo (1 Pedro 4:17-18).

O que você sente a respeito dos tempos que se aproximam, quando lê Mateus 24? Leia-o agora! Não é uma questão de apreensão por causa dos horrores, mas da glória que haverá para nós: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Coríntios 3:18). Chegou a hora de abandonar o conforto das quatro paredes e sair, como cristão, pregando o evangelho, unindo-se aos demais, que assim o fazem. É tempo de abandonar todas as distrações e pedir que o Senhor nos purifique o coração, libertando-nos do poder do século. É tempo de pedir que Ele nos abra os olhos à profecia, à nossa verdadeira condição espiritual e à condição do mundo e da igreja. Este é o exército ao qual devemos nos unir em voluntariado. Deus está chamando-o e se você não responder, Ele buscará alguém mais. Em Apocalipse 12:11, Ele declara, referindo-se aos crentes do últimos dias: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte” . Nos últimos dias a igreja vai ser glorificada através do martírio.

O Senhor me envolveu neste ministério por mais de 30 anos. No passado, Ele me chamou especificamente para este ministério, numa viagem entre Hartford (Connecticut) e White Plains, New York, há 12 anos. Eu gostaria muito de ter tempo para lhes contar tudo isso com detalhes, no futuro. Porém não posso começar a contar o que Ele me fez passar, desde aquele tempo. Perdi quase tudo, porém quanto mais vou perdendo as coisas, mais me aproximo dEle. E vou ficando mais despojado para a batalha que terei de enfrentar no futuro. Tornei-me voluntário há seis anos e, desde então, Ele me tem tratado com muita severidade. Houve uma época em que eu possuía três casas, quatro carros e um trailer. Faturava em um mês o que a maioria faturava em um ano. Deus soprou sobre isso e tudo desapareceu. Depois de ter sido despojado dos bens materiais, verifiquei que eles nada significam. E quando às vezes penso que vou cair ainda mais, tenho plena certeza de que poderei suportar. E quanto mais difícil as cosias vão se tornando para mim, mais depressa me conscientizo de que é muito melhor perder tudo agora, a fim de que não haja coisa alguma que me leve a apostatar e nem a lamentar a perda. Sou muito grato por tudo que Ele tem-me trazido, pois sou uma noz dura de ser quebrada. Não havia outra maneira. Deus só pode usar os vasos quebrados, que caem prostrados aos Seus pés.

Irmãos e Irmãs! O vaso nada vale. O tesouro é tudo. E somente a misericórdia do Senhor nos conduz através das provações de que precisamos, conforme a necessidade de cada um.

E se Ele me amou tanto assim, fará o mesmo por você. Se já existiu uma geração da qual Deus vai exigir sacrifício, essa é a nossa geração.

O engodo e a apostasia são a marca registrada desta geração final. Não se surpreenda. Não se desencoraje, pois a nossa salvação está bem próxima!

irmão Dene



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis