Você pode estar sendo Enganado por Espíritos Malignos

terça-feira, 2 de junho de 2009

No ataque violento do enganador que tem se levantado sobre toda a verdadeira Igreja de Cristo nesse final dos tempos por meio do exército de espíritos enganadores, existem alguns que são mais atacados do que outros pelos poderes das trevas e necessitam de luz sobre as obras enganadoras do inimigo, para que possam passar pela provação desta última hora que temos vivido e serem tido por dignos de escapar desse tempo de grandes provações e apostasia que está sobre a terra. (Lucas 21: 34-36; Apocalipse 3:10)

Pois entre os que são membros do Corpo de Cristo, há níveis de crescimento (maturidade) e, portanto níveis de provações permitidas por Deus, o qual sempre concede um escape para aquele que conhece sua própria necessidade e vigiando e orando, se firma para não cair (1 Co 10:12,13). Deus é o Senhor Soberano do universo, e satanás tem seus limites a todo cristão redimido (ver Jó 1:12; 2:6; Lc 22:31). Alguns dos membros do Corpo de Cristo ainda estão no estágio da primeira infância e outros nem ainda conhecem a recepção inicial do Espírito Santo. Para esse tipo de cristão não temos muito a dizer já que eles estão entre os fracos que precisam do “leite da palavra”. Mas há outros, que podem ser descritos como a milícia avançada da igreja de Cristo, cristãos honestos e sérios que choram e sofrem por causa da falta de poder da verdadeira Igreja de Cristo e por verem que o testemunho dela é tão ineficaz; sofrem porque o espiritismo, a Ciência Cristã, o ocultismo e outros “ismos”, estão atraindo milhares de pessoas para seus erros enganosos, mal vendo que, à medida que avançam para dentro do reino espiritual, o enganador, que já enganou a muitos, tem artimanhas especiais preparadas para eles, de forma que possa enfraquecer qualquer poder que venham a ter contra ele. Esses cristãos são os que estão em perigo em relação ao engano especial dos falsos cristos e falsos profetas, e da ofuscante mentira dos sinais e prodígios e de fogo do céu (falso avivamento), planejados para satisfazer a ânsia que eles têm de ver a interferência poderosa de Deus nas trevas que envolvem a Terra – o que esses cristãos não reconhecem é que espíritos malignos podem realizar tais obras e, assim, ficam despreparados para discernir o engano e a apostasia que tem se levantado entre os irmãos.

Esses são aqueles, também, que estão imprudentemente prontos a seguir o Senhor a qualquer preço e, no entanto, não percebem seu despreparo em relação aos poderes espirituais do mundo invisível, à medida que se apressam a obter experiências espirituais mais profundas. São crentes que estão tão cheios de conceitos mentais formados neles nos primeiros tempos que impedem o Espírito de Deus de prepará-los para tudo o que eles terão de enfrentar à medida que avançam para o objetivo que almejam; conceitos que também impedem outros de dar-lhes o ensino da Palavra de que eles necessitam para conhecer o mundo espiritual para dentro do qual eles tão cegamente avançam; conceitos que conseguem iludi-los com uma falsa promessa de segurança e dão base legal – e até mesmo produzem – o próprio engano que permite ao enganador tê-los como presa fácil.

A sinceridade não é proteção contra o engano. Uma idéia que é muito forte na mente de tais crentes é que aqueles que “buscam a Deus com sinceridade” não serão jamais enganados. Essa é um das mentiras de satanás para enganar tais crentes com uma falsa posição de segurança. Temos prova disso na história da Igreja nos últimos 2 mil anos, pois cada artimanha de erro que deu seu triste fruto durante todo esse período tomou primeiro o coração de crentes fervorosos que eram “almas sinceras”. Os erros dos grupos desses crentes, alguns deles bastantes conhecidos pela atual geração, começaram todos entre os filhos de Deus “sinceros”, “batizados com o Espírito Santo”, que tinham plena certeza de que, conhecendo as falhas daqueles que vieram antes deles, não seriam eles mesmo pegos pelas artimanhas de Satanás. No entanto, eles também foram enganados por espíritos mentirosos que imitaram as obras de Deus dos níveis mais elevados da vida espiritual.

Amados irmãos, nesta última hora, espíritos mentirosos tem trabalhado nesses crentes fervorosos para que eles, com determinação, obedeçam literalmente às escrituras e, pelo mau uso da letra da escritura, têm conduzido a muitos para fases de verdade desequilibradas, o que tem resultado em práticas errôneas, tais como doutrina da prosperidade, movimentos de cura, falsos avivamentos, práticas judaizantes, etc. Muitos que sofrem por sua adesão a tais “ordenanças bíblicas” firmemente crêem que são mártires sofrendo por Cristo. O mundo chama esses fervorosos de “loucos” e “fanáticos”; no entanto, eles apresentam evidências da mais elevada devoção e amor à pessoa do Senhor. Eles poderiam ser libertados se tão-somente compreendessem porque os poderes das trevas os enganam e o caminho de libertação desse poder.

Os resultados desses supostos movimentos de avivamento, com grande número de servos de Deus sérios, têm revelado várias “almas sinceras” sendo levadas e seduzidas por poderes malignos sobrenaturais que elas são incapazes de discernir como não sendo obra de Deus e, estão sendo enganadas pelo inimigo sutil e correm o risco de serem levadas a enganos ainda maiores, não importando sua sinceridade e seriedade, se não forem despertadas para “retornar a sensatez” e sair do laço do diabo que caíram. (2 Timóteo 2:26)

A fidelidade à Luz também não é proteção suficiente contra o engano. Os filhos de Deus precisam saber que o fato de terem motivação verdadeira e serem fieis a Luz não é proteção suficiente contra o engano e que não é seguro para eles se apoiarem em sua “sinceridade de propósito” como proteção garantida contra as artimanhas do inimigo em vez de prestarem atenção aos alertas da Palavra de Deus e vigiar em oração.

Os cristãos que são verdadeiros, fiéis e sinceros podem ser enganados por Satanás e seus espíritos enganadores pela seguinte razão:

  1. Quando um homem se torna filho de Deus, pelo poder regenerador do Espírito – que dá a ele nova vida quando crê na obra redentora de Cristo –, ele não recebe imediatamente plenitude de conhecimento de Deus, de si mesmo ou do diabo.
  2. A mente, que, por natureza é obscurecida (Ef 4:18) e cegada por Satanás (2 Co 4:4), só é renovada e tem seu véu removido até o ponto em que a luz da verdade penetra nela, e de acordo com a medida de entendimento do homem sobre isso.
  3. “Engano” tem haver com a mente e significa pensamento errado admitido na mente, sob o engano de ser verdadeiro. que o engano baseia-se na ignorância, e não no caráter moral, um cristão que seja “verdadeiro” e “fiel” ao conhecimento que possui está aberto na esfera de sua ignorância dos ardis do diabo (2 Co 2:11) e do que ele é capaz de fazer. Um cristão verdadeiro e fiel está propenso a ser enganado pelo diabo por causa de sua ignorância.
  4. A idéia de que Deus protege o crente de ser enganado se este for verdadeiro e fiel é, em si mesma, um engano, pois tira o homem da posição de “estar em guarda” e ignora o fato de que existem condições por parte do crente que tem de ser satisfeita para que Deus opere. Deus não faz coisa alguma em lugar do homem, mas pela cooperação do homem com Ele, nem se responsabiliza por compensar a ignorância do homem, quando já pôs a disposição dele o conhecimento que o impedirá de ser enganado.
  5. Cristo não teria advertido seus discípulos: “Vede, que não sejas enganados” (Mateus 24:4), se não houvesse o perigo de engano ou se Deus tivesse tomado a responsabilidade de protegê-los contra o engano independente de eles estarem atentos e terem conhecimento de tal perigo.

O conhecimento de que é possível ser enganado mantém a mente aberta a verdade e a luz de Deus e é uma das condições primordiais para manter o poder de Deus enquanto que uma mente fechada a luz e a verdade é garantia certeira de engano por parte de satanás na primeira oportunidade. Já é a última hora, tempo de apostasia.

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.“

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”

1 Pedro 4:7; 5:8



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis