Uma Visão Panorâmica e o Reconhecimento da Existência de Hostes Demoníacas na Antiga (lei) Como na Nova (graça) Dispensação

sábado, 6 de junho de 2009


Uma visão panorâmica das eras cobertas pelos registros bíblicos nos mostra que ascensões e quedas no poder espiritual do povo de Deus estavam relacionadas ao reconhecimento da existência das hostes demoníacas do mal. Quando a igreja de Deus, tanto na antiga como na nova dispensação, estava no nível Máximo de poder espiritual, os irmãos, mas maduros (líderes) reconheciam as forças invisíveis de Satanás e lidavam de forma drástica com elas, e quando estava em seu nível mais baixo, essas mesmas forças eram ignoradas ou tinham permissão para agir entre o povo causando terríveis catástrofes.

A realidade da existência de espíritos perversos por meios dos quais Satanás, seu príncipe, executava sua obra no mundo caído dos homens não pode ser mais fortemente comprovada do que pelo fato de que os estatutos dados por Jeová a Moisés no monte em chamas incorporavam medidas rigorosas de como lidar com investidas de seres espirituais malignos de encontrarem portas de entrada para o povo de Deus. Moisés foi instruído por Deus para manter o acampamento de Israel livre das interferências desses espíritos malignos, ordenando a drástica pena de morte para todos os que, de qualquer forma se envolvessem com eles. O próprio fato de Deus ter dados tão severos a respeito desse assunto e a extrema punição dada pela desobediência a sua lei nos mostra por si só:


1 – a existência de espíritos malignos;


2 – sua perversidade;


3 – sua habilidade de influenciar seres humanos e se comunicarem com eles, e


4 – a necessidade de hostilidade sem concessões a eles e suas obras.


Enquanto Moisés e Josué colocaram em pratica as fortes medidas decretadas por Deus para manter seu povo livre das interferências do poder satânico, Israel permaneceu em aliança com Deus, no ponto mais elevado de sua história; mas quando estes irmãos morreram, a nação afundou-se em trevas, causada pelos poderes satânicos, levando o povo a idolatria e ao pecado, de um lado aliança com Deus de outro caindo em adoração idólatra ( Jz 2:19, 1 Rs 14:22, 24 ; comparar com 2 Crônicas 33:2, 5 ;34; 2-7) todos estes pecados foram resultado da substituição da adoração a Jeová pela adoração a Satanás – que é o resultado real da idolatria.

Moisés no antigo testamento e Cristo no novo, Moisés o homem que conheceu Deus face a face e o obedeceu sem reservas; Cristo o filho unigênito do Pai, enviado de Deus ao mundo dos homens, cada um reconhecendo a existência de Satanás e dos seres espirituais do mal, cada um lidando de forma drástica com esses espíritos que entram e possuem os homens, cada um guerreando contra esses seres que estão em franca oposição a Deus. Olhando em perspectiva, do tempo de Cristo, passando pela história inicial da igreja, ate a revelação do Apocalipse e a morte de João, o poder manifesto de Deus operava (em diferentes níveis) entre seu povo, os irmãos reconheciam e lidavam com os espíritos malignos seguindo os passos de seu mestre e Senhor Jesus Cristo. Desde o inicio os ministérios dos irmãos era voltado a libertar os cativos por Satanás levando-os a Cristo, do império das trevas para o reino do filho do seu amor, esse foi sempre o resultado em todo tempo chamado apostólico, após esse período João na ilha de pátmos deixou instruções especifica para que os irmãos que viessem depois tomassem todo cuidado necessário para que essas hostes espirituais da maldade permanecessem fora de entre a igreja de Cristo. Mas para que isso acontecesse teríamos que andar especificamente como o Senhor havia mostrado não mudando absolutamente nada, além de medidas como provar os espíritos deveriam ser levadas a risca e não foi isso que aconteceu e acontece, vejamos.


A igreja na idade media

Foi neste período que a igreja deu espaço as trevas, salvo algumas exceções afundando-se em extrema escuridão sob o domínio dessa forças demoníacas, que nós chamamos de idade média, que todos os pecados tiveram seu auge por intermédio das obras enganadoras dos espíritos malignos de satanás e estavam tão abundantes quanto no tempo de Moisés, quando ele escreveu por ordem de Deus: “não se achara entre ti...adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos”(Dt 18:10,11).


Agora, no final da dispensação, véspera da era do milênio, a Igreja de Cristo só se levantará novamente e alcançará o poder que Deus tem para ela quando reconhecermos, como fez Moisés no antigo testamento e Cristo e seus apóstolos, no Novo testamento, a existência de poderes espirituais malignos tiverem para com eles e suas obras a mesma atitude de hostilidade e combate agressivo sem concessão alguma.

A razão pela qual a igreja no século XXI ainda não reconheceu a existência e as obras das forças sobrenaturais do mal só pode ser atribuída a sua situação deficiente em termos de vida e poder espirituais. Nessa última hora, em que a existência de espíritos malignos é reconhecida ate pelos ímpios, a existência de espíritos malignos é geralmente descartada pelos cristãos como “superstição” e “ignorância”, enquanto a ignorância se dá quase sempre por parte dos cristãos que foram cegados pelo príncipe das potestades do ar para que não veja a revelação dada nas Escrituras sobre os poderes satânicos.

Mas o Espírito Santo já está trabalhando, abrindo os olhos do povo de Deus, e muitos dos “líderes na Igreja” estão começando a reconhecer a existência real dos poderes satânicos e procurando saber como discernir suas obras e como lidar com eles no poder de Deus.

O Espírito de Deus tem revelado de várias maneiras diferentes manifestações de autoridade através do nome de Jesus, exercida pelo crente que anda em união vital e viva com Cristo. Mas é extremamente importante que isso só terá sua eficácia quando formos inteiramente obedientes ao Senhor e sua Palavra, não tem espaço para mercenários criativos e curiosos, a única forma de continuarmos como vitoriosos é seguirmos a orientação do Senhor, aí entra a Verdade, o Espírito Santo nos conduziria em toda a verdade e não à uma verdade mental, psicológica, não à um método, mas à Verdade Pessoa, o próprio Cristo é a Verdade. Muitos irmãos tem sido enganado por estes espíritos malignos porque pensam que podem manipular a autoridade de Deus, acham com seu intelecto falido que podem dar ordem ao Senhor e usurpar a autoridade de seu nome, Satanás sim tem aproveitado para manipular o crente como se tivesse em obediência a estas ordens humanas, tudo teatro, tudo falso, só para que esses irmãos não dependam mas do Senhor, que vergonha, quando esses tele-evangelistas se exibem na TV, com um grande espetáculo, fazem as pessoas se baterem, caírem no chão, entrevistam os supostos espíritos malignos entre outras coisas, mas na verdade não passa de uma conspiração aonde o homem é a parte enganada.

A parte da igreja que está despertada não tem duvida nenhuma quanto à existência destes espíritos imundos do mal e de que é uma organização que age através de poderes sobrenaturais em franca oposição a Cristo e a seu reino, desejando a ruína eterna de cada membro da raça humana. E esses cristãos sabem que o Senhor está chamando para obter o melhor equipamento disponível para enfrentar e resistir a esses inimigos de Cristo e sua igreja. E qual é? O próprio Cristo, vivendo e se revelando em nós, o que temos de mais precioso é o próprio Senhor em nós, isso é maravilhoso, precisamos reconhecer isso, precisamos de mas intimidade com Ele devemos nos sujeitar mais a ele sem reservas, sem interesses pessoais, apenas por amor a Ele, certamente teremos vida de Cristo abundantemente no nosso homem interior e estaremos preparados para enfrentar as hostes espirituais, mas sem essa realidade abundante de Cristo seremos simplesmente esmagados, não existe nenhuma chance de sermos vitoriosos de ataques malignos sem termos vida com o senhor e sua palavra, Cristo é o único que venceu seus ataques e nós fora de Cristo não temos vitoria, não existe uma vitoria nossa, independente dEle, nós não podemos vencer sem o Senhor Jesus, isso tem que estar bem claro para todos nós, a nossa vitoria é a vitoria que ele conquistou no calvário e na ressurreição, essa também é a nossa vitoria, não existe outra. Mas infelizmente muitos irmãos não sabem disso e ficam buscando poder e autoridade fora da pessoa de Jesus, acham que jejuar, rigor com sua condição humana, vigílias, consagrações entre outras coisas vão trazer poder e virtude isso é tudo que Satanás quer que pensem nunca terão êxito na vida espiritual, viveram sempre debaixo de engano, pois a verdadeira vida está no relacionamento de Cristo conosco ele que edifica a igreja, ele que vê a necessidade e coloca-nos na posição exata para cumprimento de seu propósito. Ele é o Senhor nós somos seus servos e servas e nada mais, precisamos confiar em sua ressurreição, existem alguns momentos que parece que estamos lidando e se relacionando com um Deus morto impotente, fraco, sem sabedoria, mas é tudo mentira, ele está ativo, equipando a seus filhos, Ele é o nosso líder, se mantém como cabeça do corpo a igreja, não podemos nos esquecer disso, nós podemos achar que nosso ensino, planejamento, currículo entre outros é necessário, mas não é, a nossa única necessidade é confiar nEle esperarmos por suas ordens em relacionamento e oração Ele enviou seu Espírito para que não estivéssemos órfãos alem disso ele é o único que está apto a nos conduzir, só ele sabe o caminho. Então deve ficar claro para nós que os espíritos malignos só vão se submeter a Cristo, se ele estiver em nós, verdadeiramente teremos êxito, vitoria fora disso não existira, será tudo engano.


Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16


E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

Colossenses 2:15

Já é a última hora, tempo de apostasia.



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis