Orar Pelos Mortos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Podem os vivos ajudar os mortos orando por eles? De acordo com a doutrina Católica, podem:

"A Comunhão com os falecidos. 'Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos... e já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados (2 Macabeus 12:46), também ofereceu sufrágios em favor deles. A nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz a sua intercessão por nós." P. 271, #958

Três declarações aqui contradizem a Bíblia. Vejamos cada uma delas:

1) "É santo e salutar rezar pelos defuntos."

Conforme a Palavra de Deus nem é santo nem salutar orar pelos mortos. Os Cristãos são instruídos a orar pelos vivos, e não há exemplo algum de Cristãos orando pelos mortos. Mais uma tradição de homens.

2) "A nossa oração por eles pode ajudá-los a se livrarem de seus pecados."

Aqui temos uma tradição construída sobre outra tradição. As Escrituras jamais sugerem que esta declaração seja verdadeira. Como já aprendemos, devemos livrar-nos de nossos pecados antes da morte.

3) "Nossa oração torna eficaz a sua intercessão por nós."

Como blocos de construção, eles vão amontoando tradições sobre tradições, todas elas sem qualquer fundamento bíblico. Agora chegamos ao cume, quando nossas orações são supostamente capazes de:

"...Tornar eficazes as suas intercessões por nós."

A questão óbvia é: Por que necessitamos que outros intercedam por nós? Por acaso o Criador do universo necessita do auxílio de homens e mulheres mortais para colocar o Pai a nosso favor?

Que atitude degradante contra Jesus Cristo! A posição Católica insulta o Senhor, retratando-o como um incapaz, como um olheiro sem poder, que precisa da ajuda de qualquer um, pois Ele pode falhar em convencer o Pai. Não é este o retrato de Jesus apresentado na Bíblia. Jesus declarou sobre si mesmo:

"...Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." Mateus 28:18

Aqui temos mais um retrato bíblico de Jesus Cristo:

"O qual exerceu ele em Cristo; ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser a cabeça sobre todas as cousas, o deu à Igreja." Efésios 1:20-22

Que diferença do retrato Católico de Jesus, o qual reduz o Senhor a um fraco espiritual destituído de poder e autoridade. Caro amigo Católico, Jesus Cristo não precisa da ajuda de ninguém! Ele é muito capaz de fazer o serviço:

"Por isso, também, pode salvar total-mente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Hebreus 7:25

Antes de orar por um amado morto, por favor, entenda que estas regras são todas feitas por homens. Deus nunca lhe pediu para orar pelos mortos, nem prometeu que isso lhes faria bem algum.

Como um jovem Católico, eu sempre pensava que todas estas regras de algum modo vinham de Deus. Mas não vêm. Leia a Bíblia e veja por si mesmo. O Catecismo ensina tradições de homens, não mandamentos de Deus.

O mesmo exemplo

Certamente você notou que Jesus Cristo sofreu mais uma séria desonra. De Único e Divino Intercessor à destra do Pai, Jesus é sepultado sob uma multidão de mortos humanos e é relegado a ser um dos muitos intercessores. Por que a religião Católica continua a fazer isso com o Senhor Jesus Cristo!?

Conclusão

Mais uma vez você vai ter de encarar algumas decisões importantes:

  • Você vai continuar orando pelos mortos, sabendo que esta é uma tradição de homens e não um mandamento de Deus?
  • Você vai aderir a uma doutrina que degrada o Senhor Jesus Cristo, a fim de que a tradição da Igreja possa ser exaltada?
  • Você vai rejeitar conscientemente a Palavra de Deus para seguir tradições de homens?

São decisões que você terá de tomar. Enquanto pondera estas coisas, lembre-se das palavras de Jesus:

"E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." Mateus 15:9



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis