A Renovação da Mente

sábado, 2 de maio de 2009

Assim, vemos que os maus espíritos trabalham para estabelecer padrões de pensamentos dentro de nossas almas. Usando muitas e variadas técnicas, eles implantam certas idéias em nossas mentes, as quais aceitamos como verdadeiras. Estas cadeias de pensamentos se referem à vida e aos relacionamentos com os outros. Eles se tornam “verdades” para nós e nós agimos e reagimos ao nosso meio ambiente de acordo com estes padrões de pensamentos. Normalmente, associados a estes padrões de pensamentos, estão certos “chaves” que os maus espíritos usam para ativar estes pensamentos. Eles estabeleceram em nossa mentes certos tipos de gatilhos que fazem nossas mentes acompanhar estas linhas pré programadas. Estes chaves são geralmente coisas que os outros falam ou fazem e que são similares a coisas que o inimigo usou em nossas vidas para estabelecer estes modelos de pensamentos. Portanto, nós reagimos não à verdade da situação, mas à versão do diabo sobre a verdade que ele conseguiu implantar em nós. Freqüentemente as pessoas à nossa volta que são usadas para desencadear estes pensamentos, são surpreendidas por nossas reações. Isto é porque nós não estamos respondendo ao que está realmente sendo dito ou feito, mas a uma já programada série de pensamentos que tinham sido disparados.
Obviamente, tais pessoas não são canais abertos para a obra de Deus. É muito comum ver crentes que, embora sejam usados pelo Senhor, também têm áreas em suas vidas que estão debaixo do controle de espíritos malignos. O resultado é que a expressão do Senhor através deles é limitada e freqüentemente manchada por suas ações e reações que estão sob a influência do inimigo. Não estou dizendo que estas pessoas são “possuídas” por demônios. Apenas que seus padrões de pensamentos, estabelecidos pelo inimigo através de suas experiências, os abre para serem usados por ele. Eles são desconfiados, receosos, algumas vezes agressivos, calados, almas feridas. Quando as pessoas tentam se aproximar delas e começam a tocar nestas áreas machucadas, duas coisas podem acontecer: alguns reagem se fechando e fugindo emocionalmente e outros dão coice como um animal acuado tentando ferir aqueles que estão se aproximando, para que retrocedam. Este é o clássico estilo “voe ou lute”. Estes são os mecanismos de proteção naturais, humanos, mas eles não expressam a natureza divina. Para conseguir se tornar uma “via expressa” para Deus, estas coisas precisam ser transformadas.

Em Rom 12:2 lemos que não devemos nos conformar com este mundo, mas “transformados pela renovação de nossa mente”. Aqui está a solução de Deus para a “programação” dos espíritos malignos. É brilhar Sua luz em nós e expor estas mentiras do inimigo. Conforme andamos com Ele, Ele usa vários métodos, incluindo circunstâncias e os conselhos dos outros, para revelar estas áreas de controle dos espíritos maus. Ele irá desvendar suas mentiras, mostrando como elas realmente são. Ele nos ajuda a compreender como estas mentiras foram implantadas em nós. Então, Ele nos mostra Sua verdade que irá nos libertar da escravidão sob a qual estávamos vivendo. Este “renovação” do nosso jeito de pensar leva a nossa mente mais e mais debaixo do controle do Espírito Santo. Quanto mais nossos pensamentos estão sob Seu controle, mais nós podemos ser uma exibição Dele mesmo. Realmente isto é o que cada cristão necessita experimentar.



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis