A Origem do Dízimo

sábado, 23 de maio de 2009

DISPENSAÇÕES - POVOS

DISPENSAÇÃO: É um período em que o homem é provado na sua obediência a certa revelação da vontade de Deus. A palavra "dispensação" encontra-se três vezes no Novo Testamento, em Efésios 1.10; 3.2 e Colossenses 1.25.
POVOS: Nas escrituras sagradas, encontramos três classes de povo com que Deus tem relações: Judeu, Gentio e a Igreja de Deus (I Co 10.32).
Para entendermos corretamente o assunto do Dízimo o qual vai ser abordado nesta tese,temos de saber a qual desses povos Deus está falando,e a qual dispensação pertence,saberemos com certeza, com auxílio do Espírito Santo, o qual nos guiará a toda a verdade (João 16.13), nos guiando para os devidos textos e contextos do assunto. Assim teremos a verdadeira revelação. Vejamos:

a) INOCÊNCIA: Da criação até a queda de Adão.
POVOS: Um só povo, em Adão gentios.
DÍZIMO: Não se falava, nem havia sido estabelecido.

b) CONSCIÊNCIA: De Adão até Noé.
POVOS: Um só povo, em Adão gentios.
DÍZIMO: Não se falava, nem havia sido estabelecido.

c) GOVERNO HUMANO: De Noé até Abraão.
POVOS:Um só povo, em Adão gentios.
DÍZIMO: Não se falava, nem havia sido estabelecido.

d)PROMESSA: De Abraão até Moisés.
POVOS: Dois povos, em Adão gentios, em Abraão judeus.
DÍZIMO: Só para os Judeus, porém, não estabelecido.

O Dízimo surgiu nesta dispensação porque Deus estava para estabelecer um percentual, quantidade, número de sacerdotes,escolhidos na dispensação da LEI que estava por vir, dentre os filhos de Levi que já se encontravam nos lombos de Abraão nesta época como diz (Hebreus 7.10), com a finalidade de ministrarem no templo onde passariam a habitar. Foi o principal motivo pelo qual, levou o Espírito a inspirar Abraão a pagar a Melquisedeque o Dízimo (Hebreus 7.4), referente a 10% dos sacerdotes da tribo de Levi que estavam nos seus lombos os quais ficaram isentos quando ficou estabelecido na LEI,como diz o texto: ..."Levi que recebe (não dava) Dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão..." (Hebreus 7.5-9). Estes sacerdotes ficaram isentos do Dízimo porque foi pago na pessoa de Abraão a um sacerdócio eterno, Melquisedeque, que era a figura de Cristo, daí se dizer: ... "ALI, porém, se recebe aquele de quem testifica que VIVE" (Hebreus 7.8). Refere-se a Abraão dando o Dízimo a Melquisedeque, que era a figura do sacerdócio eterno de Cristo. "E AQUI certamente, homens que morrem"... (Hebreus 7.8) referindo-se aos sacerdotes que foram feitos em grande número (10 % da tribo de Levi), porque pela morte foram impedidos de permanecer, como explica (Hebreus 7.23).
Estes foram os únicos sacerdotes autorizados por Deus AQUI na terra segundo as escrituras, a receberem dízimo (Hebreus 7.5). Não o SISTEMA atual.

e) LEI: De Moisés até a morte de Cristo.
POVOS: Três povos, em Adão gentios, em Abraão judeus, em Cristo cristãos.
DÍZIMO: Só para os judeus estabelecido por LEI.

Os sacerdotes recebiam os Dízimos unicamente dos seus irmãos judeus que não eram sacerdotes, embora tivessem saído do lombo de Abraão, porque o único SISTEMA autorizado por Deus AQUI na terra para receber Dízimos segundo as escrituras, foram os sacerdotes dentre os filhos de Levi, e assim mesmo deixaram de existir. Como está escrito: "E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a LEI, (não segundo a GRAÇA) de receberem os Dízimos de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão" (Hebreus 7.5).

f) GRAÇA: De Cristo ressurreto até o seu retorno para receber sua amada (igreja).
POVOS: Três povos, em Adão gentios, em Abraão judeus, em Cristo cristãos. DÍZIMO: Como era uma dívida da LEI só para os judeus logo foi abolido (Colossenses 2.14), porque Cristo foi o fim da LEI (Romanos 10.4).

Hoje, nenhum ser humano, seja gentio ou judeu, uma vez convertido a Cristo, tem qualquer obrigatoriedade com o Dízimo e sim, o contribuir com alegria (II Co 9.7).

g) REINO: Do segundo advento de Cristo até a criação do novo céu e nova terra.
POVOS: Em Adão gentios, em Abraão judeus. (os que ficaram).
DÍZIMO: Abolido. É como está escrito: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser".

O que acabo de dizer não é apenas uma plausível dedução, mas, uma afirmação em estrita harmonia com o ensinamento específico da palavra de Deus que vai de Gênesis a Apocalipse.

Continuar Lendo



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis