O Sistema Falso e o Sistema Verdadeiro

sábado, 23 de maio de 2009

SISTEMA FALSO

... "Ai dos pastores (SISTEMA) que se apascentam a si mesmos (MORDOMIAS)! Não devem os pastores (SISTEMA) apascentar as ovelhas (ENSINAR A PALAVRA)? (Ez 34.2).
“Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas e sem frutos, duas vezes mortas, desarraigadas" (Jd 11,12).
Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado (utilização da LEI "Ml 3.10" para adquirir o que quer); mas não apascentais as ovelhas (não ensinam a palavra). A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza (uso da LEI). Assim se espalharam, por não haver pastor (Sistema Verdadeiro). E tornaram-se pasto a todas as feras do campo (a toda sorte de doutrina), porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra (por tudo o que se diz igreja), sem haver quem as procurasse; ou buscasse (Ez 34.3-6).
Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores (Sistema); das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles (Sistema) deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão a si mesmos (não se utilizarão mais do dízimo). Livrarei as minhas ovelhas da sua boca (da exploração do Sistema), para que não lhes sirvam mais de pasto "Mordomia" (Ez 34.10). Paulo afirma dizendo: "Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia (I Co 9.17).
"Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e os fariseus (Falso Sistema). Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Todas as suas obras eles fazem afim de serem vistos pelos homens; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Mestre" (Mt 23.2-8).
Mas o que é mercenário (Falso Sistema), e não pastor (Verdadeiro Sistema), de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário (Falso Sistema) foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas (Jo 10.12.13). Muitos chegaram até confrontar com o Senhor Jesus: ... "Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis porque Eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou, e eles não podiam compreender a linguagem de Jesus e nem podiam ouvir a Sua palavra, porque eram filhos do diabo, e queriam satisfazer a sua vontade" (Jo 8.41-44).
Jesus então prossegue, com mais detalhes sobre as características de um (Falso Sistema), dizendo: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!

a) Fecham aos homens o reino do céu "os escândalos" (Mt 23.13).
b) Devoram as casas das viúvas "tiram até daqueles que não têm" (Mt 23.14).
c) Percorrem mar e terra para fazer um prosélito "um gentio ao judaísmo, hoje, seria ao cristianismo" tornando-o duas vezes mais filho do inferno (MT 23.15).
d) Valorizam mais a contribuição do que o contribuidor (Mt 23.16).
e) Valorizam mais a oferta do que o altar (Mt 23.19).
f) Dão dízimo de tudo e omitem o que há de mais importante na LEI: a justiça, a misericórdia e a fé (Mt 23.23).
g) Filtrais um mosquito "costumes", e engolis um camelo "sacrifícios" (Mt 23.24).
h) Vivem segundo a aparência exterior e não segundo a "palavra de Deus" (Mt 23.27).
i) Enaltecem seus antecessores e nada fazem quanto a imitá-los (Mt 23.29).
Pedro e Paulo também nos advertem para tomarmos cuidado com este tipo de SISTEMA como está escrito: "E não é de admirar, porquanto o próprio satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras" (II Co 11.15).
"Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós, lobos cruéis que não pouparão o rebanho" (At 20.29)
"Também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita" (II Pe 2.3).

SISTEMA VERDADEIRO

"Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, e desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça" (Ez 34.11,12,15,16).
Cumprimento desta profecia: "E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas" (Mc 6.34)
"Conheço as minhas ovelhas, elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; e a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor" (Jo 10,11,14,15,16).
Cabe aqui, a advertência de Paulo: "Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos... nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhando noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes (II Ts 3.8,9). "Porventura vos explorei por algum daqueles que vos enviei? exortei a Tito, e enviei com ele o irmão. Porventura Tito vos explorou? Não andamos porventura no mesmo Espírito? não seguimos as mesmas pegadas?" (II Co 12.17-18)
Por que o Falso Sistema não quer imitar o apóstolo Paulo e seus companheiros neste exemplo? Ele tem causado escândalo atualmente, neste sentido, e impecílio para o evangelho de Cristo, como está escrito: ..."Mas nós NUNCA usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo" (I Co 9.12). Porque o Falso Sistema não vive do evangelho, ele explora o evangelho. Exemplo: duplex em plena zona sul, carro do ano, filhos estudando no exterior, motorista particular, etc.
Paulo sabia que se fosse sustentado pela igreja ele seria um empecilho para o evangelho ..."Mas nós NUNCA usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo" (I Co 9.12). "Mas eu de nenhuma destas coisas tenho USADO. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer do que alguém me fazer vã esta minha glória" (I Co 9.15). Paulo, aqui, dava a sua própria vida para não viver às custas da igreja. Hoje, o Falso Sistema dá a vida para viver às custas dela.
"Pois se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (I Co 9.16). Hoje, o Falso Sistema acha que a obrigação é receber para depois pregar, mas a ordem do Senhor é: Aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho (I Co 9.14). O Falso Sistema quer viver do evangelho para depois anunciar, e viver do evangelho não é viver do dízimo, e sim, da contribuição (II Co 9.7). Uma vez que, o único SISTEMA autorizado por Deus AQUI na terra para receber dízimos segundo as escrituras, foram os sacerdotes dentre os filhos de Levi, mas eles deixaram de existir, porque a tribo de Levi acabou. Como está escrito: "E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a LEI, (não segundo à GRAÇA) de receberem os dízimos, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão" (Hb 7.5).
"Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça GRATUITAMENTE, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho" (I Co 9.18). Paulo aqui adverte, que receberão recompensa aqueles que pregam o evangelho sem nada receber em troca. "O que de graça recebestes, de graça dai" (Mt 10.8).
"Porque vos lembrais, irmãos, do nosso labor e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesado a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus" (I Ts 2.9). Paulo diz que trabalhava dia e noite para não ser pesado à igreja, para pregar o evangelho. Hoje, o Falso Sistema não quer trabalhar nem de dia, quanto mais à noite, vivendo às custas da igreja para depois pregar o evangelho, se é que pregam! porque todo domingo há uma pessoa convidada para pregar.
"E procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vô-lo mandamos. A fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma" (I Ts 4.11,12). Mais uma das recomendações do apóstolo Paulo: "Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma. ORDENAMOS e EXORTAMOS por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão" (II Ts 3.10,11,12).

A VERDADEIRA CAUSA E CONSEQUÊNCIA DA BENÇÃO DE DEUS

NA LEI: O DÍZIMO era a CAUSA da bênção, e a bênção era a conseqüência do dízimo. (Ml 3.10)

NA GRAÇA: O SACRIFÍCIO DE CRISTO é a CAUSA da bênção, e a bênção é uma conseqüência do sacrifício de Cristo. (Ef 1.3)
Já parou para pensar o que você está fazendo?
Será que você não está trocando a CAUSA da GRAÇA pela CAUSA da LEI, vivendo assim debaixo de maldição sem saber porque?
O pior de tudo, é ficar obrigado a guardar toda a LEI como diz Paulo (Gl 3.10).
Por falta de revelação, ou talvez tenha a revelação e tenha a falta de fé, ou seja um tremendo lobo com pele de ovelha, ou ovelha com atitude de lobo, ou a minha Bíblia é diferente da deles. Porque o que eu tenho escrito nesta tese, muitos não admitiriam que seja uma revelação do Senhor.
Dizem os pregadores que a única maneira de Deus abençoar o seu povo é sendo dizimista, quando está escrito na minha Bíblia que a única maneira real e verdadeira que Deus se utilizou, na GRAÇA, para abençoar o seu povo para sempre foi, EM CRISTO, e não em dízimo. Vejamos: "Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos ABENÇOOU com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes EM CRISTO (Ef 1.3).
Note: nos ABENÇOOU, o verbo está no passado, Ele não vai nos abençoar, Ele já nos ABENÇOOU. A questão é, como Ele nos ABENÇOOU? Está escrito: ... "EM CRISTO." Não foi e nunca mais será em dízimo. Isto não é LEI, isto é GRAÇA. Você deve saber a diferença, caso contrário, irão pegar você pelo bolso, e a sua vida será uma maldição, e será escravo de homem para o resto da vida.
Ser abençoado é uma dádiva, um dom, um presente adquirido unicamente através do sacrifício de Cristo, e nunca poderá ser através de dinheiro. Pedro nos confirma isto em At 8.20 dizendo: "Mas disse-lhe Pedro: vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus".
Hoje, o único meio eficaz para Deus nos abençoar é através de Cristo e, por isso, você nunca cairá nas mãos do devorador (II Ts 3.3) porque o que você tinha que fazer para se tornar digno da bênção de Deus, Jesus fez por você, e nEle você se tornou a justiça de Deus (II Co 5.21) e digno da bênção. Ele cumpriu aquela relação de coisas que estavam no livro da LEI que estavam contra nós nas suas ordenanças que nos eram contrárias, removendo do meio de nós, cravando-as na cruz (Cl 2.14). Hoje, o que nos resta é descansar em Cristo. Está escrito: "Pois aquele que entrou no descanso de Deus, também descansou de todas as suas obras, assim como Deus das suas" (Hb 4.10).

Continuar Lendo



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis