O Julgamento de Deus

sábado, 2 de maio de 2009

Todos serão julgados por Deus. Todo homem e toda mulher que já viveu na Terra estará diante Dele um dia. Todos os descrentes aparecerão diante do que é conhecido como “o grande trono branco” (Ap 20:11). Lá, todos aqueles que odiaram e rejeitaram Cristo serão lançados no lago de fogo (Ap 20:15). Ainda, 1000 anos antes deste evento, os filhos de Deus serão julgados. Eles ficarão diante do “tribunal de Cristo” (2ª Cor 5:10). Ali, aqueles cujas obras são boas, serão abençoados, mas aqueles cujas obras são más, serão punidos. (Biblicamente, a palavra “recompensa” não significa apenas coisas boas, mas indica que iremos obter o que justamente merecemos (Veja 2a Tim 4:14). Entretanto, vamos ser bem claros sobre uma coisa. Esta punição aos filhos de Deus desobedientes não é a mesma punição do julgamento dos descrentes. Nenhum crente se perderá. Nenhum deles será eternamente atormentado. Eles não serão “atirados no lago de fogo.”

Acompanhe-me com o seguinte raciocínio lógico: Se somos perdoados por nossos pecados, eles não poderão ser julgados, porque o julgamento já caiu sobre Um Outro. Mas, se ainda estamos andando em pecado, se não fomos convencidos, se não nos arrependemos e, portanto, não fomos perdoados, certamente seremos julgados por estes pecados. Se falhamos em encontrar o critério de Jesus para o perdão, a única alternativa é que receberemos a punição que merecemos. Isto é verdade tanto para crentes quanto para descrentes, somente que a punição será diferente. Se nós, como crentes, não estamos “caminhando na luz” e, portanto, não vivendo diariamente em arrependimento e perdão, então temos algo terrível para contemplar.

Hebreus 10:26-27 diz: “Porque se nós pecamos deliberadamente depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelo pecado; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” Você vê, o sacrifício de Jesus é apenas para aqueles que se arrependeram de seus pecados e, portanto, receberam perdão. O “nós” aqui só pode se referir a crentes, já que descrentes não “receberam” a verdade.

A vida da alma ainda não transformada dos crentes será consumida através fogo [1ª Cor 3:12-15] e, portanto, perdida diante da presença do Deus Todo Poderoso. Esta destruição da alma é resultado direto de viver sem arrependimento e sem receber o perdão e a purificação que necessitamos desesperadamente. O que não foi perdoado será julgado e punido. O que foi perdoado já terá sido limpo e transformado. (Há, na verdade, muitas outras conseqüências para crentes desobedientes, mas não há espaço aqui neste texto para detalhes sobre elas)



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis