O Homem do Pecado e a Verdadeira Imagem de Deus

sábado, 23 de maio de 2009

A origem do homem do pecado foi lá no Éden, quando o diabo, isto é, o ladrão que veio somente para roubar, matar e destruir (Jo 10.10), roubou o corpo, tornando-se o pai do corpo dos filhos da perdição e dos filhos da salvação, enquanto este dormia, nascendo assim, o joio e o trigo juntos (Mt 13.25,26). Devido a isto os filhos da salvação ficaram sendo carnais e vendidos à escravidão do pecado (Rm 7.14).
Observe a descendência após este acontecimento: "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência (entre o joio e o trigo); esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15). Se você prestar atenção, às duas sementes, há de notar um conflito interminável entre a descendência do diabo (o corpo do homem do pecado, o velho Adão) e a descendência da mulher (Eva, Igreja, o novo homem em Cristo).
Agora, a sua destruição, ou melhor, o cumprimento de Gênesis 3.15 que diz: "... te ferirá a cabeça..." foi lá na cruz do Calvário. E antes do Senhor Jesus esmagar a cabeça, nos adotou em corpo quando disse: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (Jo 14.18). É por este motivo que temos a mente de Cristo hoje (I Co 2.16). Porque com a morte no Calvário, Jesus deixou órfãos (do diabo) todos os corpos, visto que a cabeça que nos comandava, isto é da serpente, foi esmagada. Vejamos: "E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à Igreja; nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais" (Ef 1.22; 2.2,3).
Entretanto, com esse mesmo ato Jesus nos comprou de volta, para Ele mesmo, afim de sermos templo do Espírito Santo para a glória de Deus (Jo 14.16; I Co 6.19,20).
"Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Ele, e com Ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus" (Ef 2.5,6).
O Sistema religioso por falta de esclarecimento, continua mantendo com vida, uma cabeça que não mais existe, por ter sido esmagada pelo Senhor Jesus. O que estão vendo, é apenas o corpo desta serpente (do homem do pecado), sem cabeça, que em breve a Igreja exterminará, através do conhecimento da verdade (Ef 1.22). Quando então será arrebatada, e o corpo da serpente (do homem do pecado), a besta se levantará através deste Sistema corrupto. (Ap 17.8).
Porque não deram crédito à verdade do Senhor Jesus, quando disse: Está consumado, terminei com o mal, com o pecado, isto é, com o diabo. (Jo 19.30; Hb 2.14; 9.26). "É por isso que Deus envia a operação (Sistema) do erro, para que creiam na mentira" (II Ts 2.11,12).
O Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós, Ele esclarecerá melhor. Vejamos agora a verdadeira imagem de Deus (Cristo).
"Então disse Deus": ... O importante é definir o que Deus disse. E o que foi que Deus disse?. ..."Façamos o homem à nossa imagem"... (Gn 1.26), e você deve entender que este "Façamos o homem à nossa imagem" não teve seu cumprimento ali, quando ele criou o primeiro Adão. Esta imagem não foi em relação ao primeiro Adão. A prova deste fato foi revelada a Paulo quando ele disse: ... "O qual é figura daquele que havia de vir" Rm 5.14. Ora, se havia de vir, logo, não era o primeiro Adão. "Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo" Hb 8.7. "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, afim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8.29). Logo, o tipo autêntico do homem à imagem e semelhança de Deus não é, portanto, o primeiro Adão, e sim o segundo Adão, Jesus Cristo; não é aquele que saiu da terra, mas o que desceu do céu (I Co 15.45-49); ou antes, é Jesus Cristo prefigurado em Adão, o Adão celeste esboçado no Adão terrestre. Paulo nos afirma dizendo que tudo eram sombras das coisas vindouras (Cl 2.17), e que tudo apenas, tinha a sombra dos bens futuros e não à imagem exata das coisas (Hb 10.1).
Adão foi criado à imagem de Deus, mas só Cristo é que é "imagem de Deus" (II Co 4.4; Cl 1.15-18). Paulo comenta: "Ele, que é o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser"... (Hb 1.3). A palavra grega para designar a expressa imagem do seu ser é opostasis, quer dizer essência. Jesus é a expressa imagem, a essência de Deus, e não o primeiro Adão. Enquanto o primeiro Adão realiza a obra de suas mãos; o segundo Adão realiza a do Pai. O façamos o homem, era o plano de Deus com relação ao homem em Cristo. E para que este façamos se cumprisse, teria que ocorrer muitas coisas. Façamos o homem não se cumpriu ali. Quero que guarde este termo em sua mente, "Façamos", para você saber de fato quando houve o seu cumprimento, e o que foi necessário para que isto se cumprisse. Porque ninguém era a imagem de Deus enquanto Cristo o Cordeiro de Deus que foi morto antes da fundação do mundo concretizasse esta morte publicamente na cruz,. À imagem e semelhança de Deus só veio quando Cristo morreu e ressuscitou. Isto é, só quando Jesus venceu a morte, é que Ele confirmou esta verdadeira imagem, até vencer a morte e destruir aquele que tinha o poder da morte (Hb 2.14), isto é, o diabo, nós não éramos à imagem de Deus, éramos no coração e nos desígnios de Deus, mas a verdadeira manifestação desta imagem se deu quando Ele morreu e ressuscitou. Temos esta confirmação dos próprios lábios de Deus em Hb 5.5, quando Ele diz: ..."Tu és meu filho hoje te gerei". Em relação a Jesus Cristo, não ao primeiro Adão.
Na Bíblia, onde está escrito: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança", o Sistema religioso diz que nós éramos totalmente à imagem de Deus antes do pecado. O problema é que se o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, e à imagem significa representação "de", e semelhança significa "tal como", isto implicava que o homem era igual a Deus. Mas o homem para ser igual a Deus, teria de conhecer o bem e o mal e o homem não conhecia nem o bem nem o mal, só Deus conhecia o bem e o mal. Por isso, é que em Gênesis 3.22 diz: "Agora o homem é como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Mas, veja que esta expressão é depois que o homem peca. Quer dizer que se o homem veio a conhecer o que Deus conhece depois que pecou, a expressão "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança", não havia tido o seu cumprimento antes do pecado? Certo! Nem tão pouco depois do pecado, mas depois da destruição deste na cruz do Calvário. Foi com a ressurreição de Cristo que esta imagem teve seu cumprimento verdadeiro como nos diz Hb 1.5 e Hb 5.5 "Tu és meu filho hoje te gerei".
Você observou que aquele "façamos" de Gênesis, não teve seu cumprimento em Gênesis antes nem depois do pecado, e sim, após a destruição deste. Aquele "façamos" de Gênesis, teve o seu cumprimento na cruz do calvário. Por isso Paulo em revelação diz: Que ele nos escolheu, e conheceu, e nos predestinou para que fossemos à imagem do seu filho, que ressuscitou dentre os mortos e como é que está aquele que ressuscitou dentre os mortos? Abençoado, com todas as bênçãos sentado em um trono reinando em vida, no controle de tudo. Todos os escolhidos que vieram a participar de carne e sangue, antes da morte de Jesus na cruz do calvário, não receberam o prometido desta imagem, porque a promessa teve o seu cumprimento, sua consumação na cruz do calvário por isso é que Hb 11.39, 40, diz: "Provendo Deus uma coisa melhor para nós, para que aqueles que morreram antes de Cristo não fossem aperfeiçoados sem nós, na cruz do calvário, ele aperfeiçoou a todos ao mesmo tempo". Você sabe o que significa isto? Que você veio ser participante de melhor tempo de qualquer ser humano da história deste mundo. Você é hoje, o verdadeiro cumprimento do façamos o homem, à nossa imagem e semelhança de Gênesis 1.26 Você crê nisto?.
Deus queria que você fosse igual a Ele na pessoa de Cristo, mas para você ser igual a Ele, teria de conhecer o bem e o mal. No jardim do Éden, Deus plantou a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus conhecia o mal, não se identificou com o mal. Mas conhecia. Em Hebreus 1.9 diz: Amou a justiça e odiou a iniqüidade. Necessito que você entenda, que quem te colocou neste corpo de pecado, e de humilhação foi Deus, o Criador. Quando o primeiro Adão separou você de Deus pela desobediência. Como está escrito: "Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores. (Rm 5.19). A pergunta é: Quem fez este primeiro Adão pecar? A própria palavra responde, dizendo que o próprio Deus encerrou a todos debaixo do pecado através do primeiro Adão afim de usar de misericórdia para com todos através de Cristo (Rm 11.32). "Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crêem" (Gl 3.22).
Você sabe qual foi a promessa? Deus se propôs fazer o homem à sua imagem e semelhança. Mas para que isso se cumprisse, o homem teria de conhecer o pecado. Paulo afirma o que estou dizendo: "Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crêem" (Gl 3.22). Você sabia que o conhecimento do pecado foi o maior acontecimento da humanidade? Não estou fazendo apologia (defesa) do pecado, deixo bem claro, o conhecimento do pecado não é a permanência no pecado, ou seja, possuir o conhecimento do mal sem expressá-lo, é sempre concebível como ao que é bom. Uma vez expresso deixa de ser bom passando a ser pecado. Senão Deus seria o maior pecador, porque Ele tudo conhece. Estou falando do conhecimento do bem e do mal sem permanecer no mal, mas praticando o bem. Isto só Cristo conseguiu, por isso Ele é a verdadeira imagem de Deus, e assim como Ele é, nós somos neste mundo (I Jo 4.17). Se você entender o propósito de Deus, com esta manifestação. Porque o propósito divino foi que o homem viesse a ser à semelhança do seu filho (I Jo 3.2), e não do primeiro Adão. É por isso que o próprio Deus encerrou a todos debaixo do pecado (através do primeiro Adão), afim de usar de misericórdia para com todos através de Cristo (Rm 11.32; 5.19).
Aqui para nós, você sabe o que Deus fez nesta dispensação da inocência? É como você pegar 2 crianças e colocá-las num jardim, e no meio do jardim, colocar uma caixa com muitos bombons, e dizer: Eu vou embora, mas não toquem em nenhum bombom. Deus colocou o primeiro Adão no jardim do Éden e disse-lhe: coma de toda a árvore que há no jardim, mas deste bombom que está no meio do jardim, não toque. E você sabe o que Adão fez? Foi e comeu os bombons, era justamente o que Deus estava esperando. Porque se o primeiro Adão fosse perfeito, nunca haveria lugar para o segundo (Hb 8.7). Foi para isto que Deus o criou. A prova deste fato é que o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo. Aqui o Sistema religioso, diz que quando Adão comeu desta árvore, perdeu a comunhão com Deus. Você deve entender que Deus falava com Adão pela viração do dia (Gn 3.8). Isto não é comunhão, é comunicação. Deus, também, se comunicava com Satanás no tocante a Jó quando disse: "Notaste porventura o meu servo Jó?" (Jó 1.8,9) e isto não significa comunhão porque a verdadeira comunhão é a que temos hoje na pessoa de Cristo, porque aquele que se une ao Senhor é um só Espírito com Ele (I Co 6.17). Deus está em nós, isto é comunhão. No Éden, Deus estava com Adão, isto é comunicação. É por isso que Paulo fala: leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não podíeis suportar; nem ainda agora podeis (I Co 3.2). Muitos acham até o dia de hoje, que a mulher é que foi a culpada pelo pecado. Mas Paulo nos diz que Adão não foi enganado, (sabia tudo), mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão (I Tm 2.14). Depois Paulo fala como o pecado entrou no mundo, que não foi pela mulher, nem pela serpente. Como foi que o pecado entrou no mundo? Romanos 5.12, diz: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte..." A prova desta confirmação nós podemos observar em Gn 3.6,7, onde explica que a primeira a comer foi a mulher e até então o pecado não havia entrado no mundo porque Adão é que era o cabeça. É somente quando Adão come que são abertos os olhos de ambos. Deus sempre tratou com os cabeças da raça vejamos este fato: o primeiro caso trataremos do primeiro Adão que diz: "Porque, assim como pela desobediência de um só homem (do primeiro Adão) muitos foram constituídos pecadores..." (Rm 5.19), preste bem atenção! Você notou que nada fez, ou deixou de fazer para tornar-se pecador. Simplesmente você já nasceu pecador. Logo, você não é um pecador porque peca, mas você peca porque alguém (o primeiro Adão, o homem do pecado) tornou você um pecador pela desobediência a Deus.
Agora, trataremos do segundo caso, que se refere ao segundo Adão, vejamos: ..."Assim também pela obediência de um (Jesus Cristo) muitos serão constituídos justos. (Rm 5.19). Preste bem atenção neste segundo caso, você notou que nada fez, ou deixou de fazer para tornar-se justo. Simplesmente você já nasce justo pela fé em Jesus Cristo. Logo, você não é um justo porque pratica a justiça, mas você é um justo porque alguém (Jesus Cristo) tornou você justo pela obediência à Deus.
É por isso que quando Jesus se refere ao pecado, diz: "Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado..." (Jo 15.22). Depois prossegue: "E quando Ele vier (o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado..." (Jo 16.8).
A pergunta é: De qual pecado o Espírito Santo veio convencer o mundo? Jesus responde dizendo: "Do pecado, porque não crêem em mim" (Jo 16.9).
E porque o mundo vai ser condenado? Jesus responde dizendo: ... "Mas quem não crer será condenado". (Mc 16.16), você observou que a condenação não é pelo pecado do primeiro Adão, e sim porque não creram que Jesus Cristo destruiu o pecado do primeiro Adão pelo sacrifício de si mesmo. Vejamos: "...Mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo". (Hb 9.26). E devido a esta falta de esclarecimento, o povo vive à base de obras e sacrifícios e manipulado pelo Sistema.
Quem foi que fez o primeiro Adão desobedecer? O Sistema religioso diz que foi o diabo. Mas o apóstolo Paulo por revelação diz que: "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, afim de usar de misericórdia para com todos através de Cristo" (Rm 11.32). "Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem" (Gl 3.22). É por isso que Deus se vestiu de carne e pela sua morte destruísse aquele que tinha o poder da morte, isto é o diabo (Hb 2.14) cravando na cruz o velho Adão, o homem do pecado. Cumprindo-se aqui Gênesis 3.15. A promessa que a cabeça da serpente seria esmagada e destruída para sempre. Observe com detalhes esta consumação, partindo da tipologia até a sua verdadeira concretização. Vejamos: "Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e a pôs sobre uma haste; sendo alguém, mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava" (Nm 21.9).
As serpentes que mordiam, normalmente tipificavam o diabo, a mentira, o engano, o homem do pecado, a corrupção e tantos outros atributos inerentes a ele. No entanto, a serpente de bronze, a imagem que representava Cristo, que cravaria na cruz esta serpente, todos quantos fossem mordidos por serpentes (que é o mesmo que andar no velho Adão atualmente), ao olharem a de bronze (olhar para Cristo atualmente), saravam porque ali na cruz Jesus destruiu todo o veneno, todo o mal, todo o pecado. Ali na cruz estava cravando o diabo, o homem do pecado destruindo para sempre.
"Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado" (Jo 3.14) confirmado pelo próprio Senhor Jesus.
"E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos eram contrário, removeu-o do meio de nós, cravando na cruz" (Cl 2.14).
Qual era o escrito de dívida que havia contra nós? Era o velho Adão, o homem do pecado, o iníquo na nossa vida o qual foi removido do nosso meio, o pecado que nos deixou por herança.
E como é que esse iníquo foi removido do nosso meio e cravado na cruz? Foi o próprio Deus fazendo-se carne na pessoa do Senhor Jesus e cravando esta carne a qual passou a representar: toda a maldição, todo o pecado, isto é o próprio diabo e cravou lá na cruz destruindo para sempre.
E como foi feito isto? "Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos justiça de Deus" (II Co 5.21). "Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte destruísse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo" (Hb 2.14). Nesse texto está bem claro a maneira pela qual o diabo foi destruído para sempre. Mas o Sistema diz que o diabo ainda vive, e assim, querem anular o que já está consumado. Pergunto: O que foi que Cristo realizou na cruz com a sua morte, como nos afirma o texto lido (Hb 2.14)? "...destruiu aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo". "Doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos uma vez por todas se manifestou, para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Hb 9.26), será que isso não convence o Sistema? ... "Mas a fé não é de todos" (II Ts 3.2). ... "A fé é só dos eleitos de Deus..." ( Tt 1.1).
No texto de Hebreus 9.26 e 10.20 está dizendo: agora, uma vez por todas Deus se manifestou em carne para aniquilar o pecado, e através desta carne ele destruiu o mal abrindo-nos um novo e vivo caminho pelo véu, isto é, pela sua carne. É por isso que o apóstolo Paulo fala por revelação dizendo para que ninguém (do corpo de Cristo) se conheça segundo a carne, ou seja, segundo o velho Adão. E se conheceram Cristo segundo a carne (aquele que foi feito pecado por nós II Co 5.21) agora, já não o conhecemos deste modo (II Co 5.16). E como devemos conhecê-lo? Como ressuscitado (Rm 7.4). que é a verdadeira imagem de Deus.
Você sabe qual foi a sua origem? "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo..." (Ef 1.4). E você sabe onde é o seu descanso eterno, ou seja, para onde você vai? "E nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus" (Ef 2.8).
Você sabe onde você estava antes da fundação do mundo? Você foi escolhido por Deus em Cristo antes da fundação do mundo, ou seja, antes que o mundo matéria fosse criado você já existia em Cristo, por isso é que Ef 1.4 diz: "Que nos escolheu antes da fundação do mundo. Ora, para Ele escolher você, você teria de está aí. E o propósito de Deus nesta manifestação, era fazer você a sua imagem e semelhança através do seu filho. Como está escrito:... assim também pela obediência de um (Jesus) muitos serão constituídos Justos" (Rm 5.19). Na eternidade, Deus queria compartilhar tudo o que Ele era com o homem por isso, disse: Vou fazer um plano, porque quero compartilhar tudo o que eu sou com este homem. O único que conhecia o bem e o mal era Deus. E por causa da lei da criação da palavra de Deus, ele não podia criar num só ângulo. Ele criou nos 2 ângulos, o bem e o mal, porque a palavra de Deus é como uma espada de dois gumes (Hb 4.12), ou seja, Deus não podia criar o bem sem criar o mal, porque Ele conhecia as duas coisas. Podemos definir, que Deus criou todas as coisas, sejam boas, sejam más. Isaías 45.6,7 diz: "Para que saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; Eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço a paz, e crio o mal; Eu sou o Senhor que faço todas estas coisas. No capítulo 1 e versículo 4 de João diz: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens". Deus é a fonte de vida, do qual emana todas as coisas. Lamentações 3.37,38. Diz: "Quem será aquele que diga que sucedeu algo que o Senhor não mandou? Da boca do altíssimo não sai o bem e o mal? como você teria conhecimento do bem, se não existisse o mal? Como você poderia conhecer a luz, se não existisse as trevas? Como você conheceria o pecado se não existisse a lei? E como existiria a lei se não existisse o pecado? Rm 3.20. Deus começou revelar-se como Deus, na sua criação. Ele está no controle tanto do bem, como do mal. Ele é Deus Soberano, por isso, não devemos temer a nada deste mundo. Por causa desta lei, Deus então criou o destruidor para destruir (Is 54.16). O Jardim do Éden não foi um acidente. Há pessoas que dizem que ali, o diabo destruiu o plano de Deus. Ao Poderoso, ao que criou todas as coisas, ao que conhece todas as coisas, ao que diz Cl 1.15, que todas as coisas Nele subsistem, o que significa que por ele são mantidas, a esse, que dizem, que o diabo pegou ele de surpresa.
Deus tinha um plano perfeito, ele queria destruir a maldade que ele conhecia do reino que havia criado, como está escrito: "Que é o homem, para que seja puro e o que nasce da mulher, para que fique justo? Eis que Deus não confia nos seus santos, e nem o céu é puro aos seus olhos" (Jó 15.14,15). Paulo em revelação, a qual não era lícito ao homem saber diz em Romanos 9.20 comparando os escolhidos e a semente do diabo, como vasos, ali Paulo diz que Deus preparou vasos de antemão preparados para a destruição, e vasos de misericórdia escolhidos para sua Glória. Como está escrito em provérbios 16.4 que diz: "O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. Ele conhecia o mal, mas não amava o mal por isso ele o destruiu na cruz do calvário "(Hb 2.14; Cl 2.14).
Estava no plano do Senhor. Você poderá dizer: Este é o Deus maravilhoso e amoroso que conheço? Este é o Deus que me amou tanto? É este mesmo, este é o Deus de propósitos, como nos diz Rm 9.11 "Pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama". Você sabe que quando o homem pecou, Deus estipulou, que na metade da história, ele iria descer a terra, para destruir o pecado e o diabo. E esta promessa teve de fato o seu cumprimento, tanto isto é verdade, que toda história não só espiritual mas também a universal, mudou totalmente o seu rumo. Houve o antes de Cristo e o Depois de Cristo. Ele foi um marco divisório na história de toda a humanidade, foi por causa da entrada do próprio Deus em carne na pessoa de Jesus, concebido no ventre de uma virgem por obra e graça do Espírito Santo que esta imagem concretizou-se, por isso Paulo fala que grande é o mistério da piedade (piedade no original grego = Euzébia – significa graça). Aquele que se manifestou em carne para destruir o pecado e o diabo, como está escrito: "Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também Ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte destruísse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo" (Hb 2.14). ".. Mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas, se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Hb 9.26). Esta foi a promessa de Deus. Deus criou esta semente para mostrar publicamente, o conhecimento do mal que ele tinha, então Ele criou outra semente para colocar todo bem que ele conhecia. Se você entender este plano que estava determinado, você também entenderá que o que foi para a cruz era a carne do velho Adão. No momento da cruz, Jesus disse: "Senhor por que me desamparastes?" A impressão que nos deixa, é que Ele estava falando com uma outra pessoa, mas Ele era o próprio Deus em carne. Era a carne que estava representando todo o mal naquele momento, e reconhecendo que só o Senhor Deus.
Eva é a Igreja. Enfim, a união fecunda de Adão e de Eva anunciava a união de Cristo e da Igreja; esta, por sua vez, vem a ser o mistério que fundamenta o matrimônio cristão como nos diz em Efésios 5.22,23. Há uma expressão bíblica que diz: Viu que o homem estava só, e disse: vou fazer uma companheira, mas você sabe que Deus não estava falando do primeiro Adão, mas do segundo Adão. Deus estava projetando ou falando dele mesmo na pessoa de Cristo, porque ele não podia compartilhar sua glória com ninguém. Quando ele disse vou arrumar uma companheira idônea, era para que esta companheira idônea, compartilhasse do projeto dele. Qual era o projeto? Destruir o mal. Então Deus criou a mulher Eva, tipo da Igreja para através da Igreja, destruir aquele que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Quem foi o segundo Adão? Ele mesmo. Por isso Paulo em Romanos diz que o segundo Adão veio a ser Jesus Cristo, quer dizer que o verdadeiro esposo de Eva que é a Igreja, foi Jesus Cristo, não o primeiro Adão? Sim, Deus queria fazer três coisas: a primeira coisa, fazer-se um corpo, porque Deus não tinha corpo (I Tm 3.16) indiscutivelmente diz: Grande é o mistério da piedade, Deus foi manifestado em carne. Manifestado significa apresentação pública, Deus foi apresentado publicamente em carne na pessoa de Jesus. Porque Deus não tinha corpo, agora Deus tem corpo e tem um nome que é sobre todo nome: "Jesus".
A Segunda coisa que Deus queria fazer, era destruir, aniquilar o mal, o pecado, a maldade, que era um conhecimento que Deus manifestou publicamente através da semente de Adão e seus filhos. Deus quis destruir esta semente, por isso que em Hebreus 2.14 diz: Por quanto, os filhos participaram de carne e sangue, ele também participou do mesmo para destruir por meio da sua morte aquele que tinha o poder da morte, isto é o diabo. Por isso é que diz: Que ele despojou os principados e as potestades, e os destruiu, e exibiu publicamente. Triunfando deles na cruz (Cl 2.14). A cruz do calvário foi o mais maravilhoso que aconteceu, publicamente, Deus envergonhou e destruiu o diabo, e seu império. A maior destruição que ocorreu foi na cruz do calvário. Por isso ele disse: Consumado está, terminado está, terminei com o mal, com o pecado, com o diabo.
A terceira e última coisa, fazer o homem à sua semelhança para compartilhar de tudo que conhecia com este homem. Concluímos que a imagem e semelhança foi o projeto do Senhor, e teve sua consumação na cruz do calvário. Agora, podemos dizer que somos à imagem e semelhança de Deus em Cristo, e não no primeiro Adão. E a única coisa que esperamos, é o ARREBATAMENTO para a transformação deste corpo de humilhação, em um corpo que vai ser à semelhança da glória de Deus. Amém!

PARA MEDITAÇÃO

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos, inclina os teus ouvidos. Não deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no mais profundo do teu coração. Porque são vida para os que acham, e saúde para todo o seu corpo" (Pv 4.20-22).
"Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas" (Hb 4.10).
"O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto Ele por ninguém é discernido" (I Co 2.14,15).
"Por isso Deus escolheu as coisas loucas do mundo, para confundir os sábios; escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes, escolheu as desprezadas do mundo, e as que não são, para reduzir a nada as que são, para que nenhum mortal se glorie, na presença de Deus. Como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor" (I Co 1.27-31).
"Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (II Tm 4.6,7).

CONCLUSÃO

O objetivo desta tese, não foi para incitar ninguém a deixar de contribuir, nem magoar ou entristecer algumas pessoas que são dizimistas, nem fazer dela uma arma para ferir quem quer que seja, porém usá-la como instrumento esclarecedor, colocando assim, nas mãos dos nossos irmãos em Cristo Jesus, uma mensagem de graça, que ajude a defenderem-se dos aproveitadores maldosos, maliciosos, heréticos que, muitas vezes, por ignorância ou falta de fé, usam a lei (Ml 3.10), quando deveriam fazer uso da graça (II Co 9.7), para obterem as contribuições. Não com tristeza, nem constrangimento, mas com amor e alegria porque Deus ama ao que dá com alegria.
Contudo, querem nos submeter a um jugo, não o jugo suave de Cristo, mas o jugo pesado e insuportável da lei; imposto sobre muitos, o qual nem os próprios judeus puderam suportá-lo, e que foi abolido pelo Senhor Jesus, por ser fraco e inútil (Hb 7.18).
Temos de ter a convicção bíblica, de que somos salvos e abençoados única e exclusivamente pela graça de Deus (Ef 2.8; Ef 1.3), e não anularmos esta graça (Gl 2.21), por não crermos no que Jesus fez, para vivermos unicamente pela fé, como dizem as Escrituras (Rm 1.17). Caso contrário, tropeçaremos na pedra de tropeço, como fez Israel, que buscava a justificação pelas obras e não pela fé (Rm 9.31,32).
Porque o próprio Senhor Jesus, o mediador da nova aliança, e nosso Salvador, nunca ordenou a ninguém do seu corpo, isto é, à Igreja, que somos nós, ministros de um Novo Testamento, o dar o dízimo, porque o cristianismo não está pendente a rudimentos legalistas. O fato é que a igreja nessa época ainda não havia sido formada. Ela formou-se após a ressurreição e o selo de pentecostes.
Cristo não colocou "remendo de pano novo" (a graça) em vestidos velhos" (a lei). Jesus estabeleceu tudo novo e jogou fora tudo que era velho. (Gl 4.30) (Hb 8.13).
No local onde você congrega, o Sistema usa a lei ou a graça para obter a sua contribuição?
Você está preparado para contribuir em graça (II Co 9.7), ou é necessário o Sistema fazer o uso da lei (Ml 3.10)?!

BIBLIOGRAFIA

1 - Escrituras Sagradas - Versão revisada da tradução de João Ferreira de Almeida - De acordo com os melhores textos em Hebraico e Grego.

Continuar Lendo



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis