Introdução a Fé Baha'i

quinta-feira, 28 de maio de 2009


Noções básicas sobre a Fé Baha’i, a Religião Oficial da ONU.

A Fé Bahá'í foi fundada por Bahá'u'lláh, na antiga Pérsia em 1844. Apesar de ser uma fé mundial com suas próprias leis e escrituras sagradas, não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio.

Bahá'u'lláh é um título que significa "Glória de Deus". Seus seguidores são conhecidos como bahá'ís. Sendo bahá (بهاء) um termo árabe que significa "Glória" ou "Esplendor".

De acordo com os ensinamentos bahá'ís, todas as religiões independentes são provenientes da Vontade de um único Deus. Sua revelação é portanto progressiva, ou seja, em cada época Deus envia seus Manifestantes para educar a humanidade segundo o desenvolvimento espiritual de cada período.

Os bahá'is entendem que a história humana foi, por muito tempo, apenas a narração dos acontecimentos de reinos, povos, nações, religiões e idelogias, e que a História da Humanidade, como um todo, começa com a mensagem de Bahá'u'lláh. A construção de uma civilização global em eterno progresso, que respeite a unidade na diversidade e a humanidade como uma única raça forma a essência da prática baha'i.

O Báb


Em 1844, Siyyid 'Ali-Muhammad (1819-1850), conhecido como o Báb ("A Porta"), proclamou uma nova revelação de Deus, dando origem a Fé Bábí. Além de anunciar ser o Qá'im aguardado pelos muçulmanos, o Báb afirmava que sua principal missão era preparar a vinda de um profeta ou manifestante de Deus ainda maior que Ele próprio.

Os Bahá'ís consideram o Báb como o arauto da Fé Bahá'í, pois Ele alude a uma figura Messiânica - "Aquele que Deus tornará Manifesto" - que brevemente se revelaria. Posteriormente, Bahá'u'lláh em 1863, declarou Sua missão, fundando a Fé Bahá'í.

Bahá'u'lláh


Mírzá Husayn' ‘Ali (1817-1892), que se auto-entitulou Bahá'u'lláh (denominação Árabe que significa Glória de Deus), foi o fundador da Fé Bahá'í. Bahá'u'lláh proclamou em 1863 ser o Prometido pelo Báb e pelas demais religiões mundias. Afirmou ser o portador de uma mensagem divina destinada a estabelecer a unidade mundial e eliminar os preconceitos e as divisões. Escreveu epístolas aos principais soberanos da época, exortando-os à paz e à concórdia. Sofreu aprisionamento, tortura e exílios durante 40 anos até ser aprisionado definitivamente em Acre, Israel.

Abdu'l-Bahá

'Abbás Effendi (1844-1921), filho mais velho de Bahá'u'lláh, foi designado por seu pai como o centro de Seu Convênio e o intérprete autorizado de Seus ensinamentos, ao qual todos os bahá'ís deveriam se voltar. Ficou conhecido como 'Abdu'l-Bahá ("Servo da Glória"), que por sua vida totalmente devotada ao serviço e à propagação da Causa, os bahá'ís o consideram como o exemplo perfeito ao qual todos os seres humanos devem se espelhar. Ensinou a fé de Bahá'u'lláh para diversos países do oriente e ocidente, deu palestras e explicações a eminentes pesquisadores e filósofos, discursou em Londres, na Universidade de Stanford, Califórnia, no Templo Emmanuel, São Francisco.[

Organização das Nações Unidas

Como uma organização não-governamental, a Comunidade Internacional Bahá'í está envolvida em uma série de atividades que diz respeito a construção da paz, direitos humanos, direitos das mulheres, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.

Bahá'u'lláh, em Seus ensinamentos, assinala a necessidade de um governo mundial desta época. Devido a tal ênfase, muitos Bahá'ís escolheram ajudar nos esforço de melhorar as relações internacionais como a Liga das Nações e a Organização das Nações Unidas. A Comunidade Internacional Bahá'í é uma organização sob a direção da Casa Universal de Justiça em Haifa, e possui caráter consultivo para com as organizações seguintes:

Conselho Económico e Social (ECOSOC)
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM)
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)


A Comunidade Internacional Bahá'ís possui escritórios na ONU em Nova Iorque e Geneva, e representações nas comissões regionais da ONU e outros escritórios em Addis Ababa, Bangkok, Nairobi, Roma, Santiago e Viena[16]. Recentemente um escritório do Programa para o Meio Ambiente e outro para o Fundo de Desenvolvimento para a Mulher foi instituído como parte do Escritório da ONU. A Fé Bahá'í também empreendeu programas comuns de desenvolvimento em várias outras agências das Nações Unidas.

Simbolos bahá'ís


O número 9 é considerado sagrado na Fé Bahá'í, sendo comumente utilizado como um de seus símbolos uma estrela de 9 pontas. O 9 é um número representativo da perfeição, pois é o maior dígito - e 9 também é o valor numérico da palavra Bahá em Árabe, onde é possível utilizar números e letras ao mesmo tempo nas palavras. Por outro lado simboliza as nove religiões divinamente reveladas que são o sabeísmo, hinduísmo, budismo, zoroastrismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, fé babí e fé bahá'í. Contudo, essas não foram as únicas religiões reveladas, vindo a existir muitas outras anteriores, mas são as que ainda existem.

A despeito do símbolo sagrado do número 9 considerado pelos bahá'ís e nos escritos sagrados, a estrela de 5 pontas é a que representa esta fé, conforme afirma Shoghi Effendi e explica O Báb, a estrela de 5 pontas representa o ser humano.

Estrela de Nove Pontas

O símbolo mais utilizado para representar a Fé Bahá'í é a estrela de nove pontas. Não há nenhum desenho particular que seja preferível, desde que possuia 9 pontas. A estrela não é apontada nos ensinamentos da Fé Bahá'í, mas é comumente representado em "9" pela associação do 9 como perfeição, e o valor numérico de Bahá´ ser 9.

Em Árabe usa-se um sistema que permite encorporar valores numéricos em letras e palavras sem perder o significado. O valor numérico de Bahá' é 9.

O número 9 é também manifesto diversas vezes na história Bahá'í e ensinamentos. Po exemplo, foram 9 anos que separam a revelação do Báb (1844) e Bahá'u'lláh (1853).

Shoghi Effendi, sobre o número 9 escreve:

"Sobre o número nove: a reverência Bahá'í é por duas razões, primeiro pelo fato de que é considerado por aqueles quem estão interessados em números como o sinal da perfeição. A segunda consideração, que é a mais importante, é que é o valor numérico da palavra "Bahá´"...

Bahá’
Os símbolos da Fé Bahá'í derivam dos significados da palavra Árabe Bahá (بهاء), que signfica "glória" ou "esplendor". É a palavra que dá origem a diversos nomes e frases:

Bahá'í (seguidor de Bahá´)
Bahá'u'lláh (Glória de Deus)
`Abdu'l-Bahá (Servo da Glória)
Yá Bahá'u'l-Abhá (Ó Tu, Glória do Mais Glorioso)
Alláh-u-Abhá (Deus é o Mais Glorioso)
Bahá'u'lláh frequentemente refere-se aos Bahá'ís em seus Escritos como "povo de Bahá"

Referências
Tradução de On Behalf of Shoghi Effendi, Lights of Guidance,p. 414



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis