IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE E DONG YU LAN - DEUS SE TORNOU HOMEM PARA O HOMEM SE TORNAR DEUS?

sábado, 30 de maio de 2009


Este é Winess Lee.
O movimento "igreja local" apregoa suas origens com os ensinos de Watchaman Nee, líder cristão chinês muito influente. Convertido a Cristo aos 18 anos de idade, no ano de 1920, Watchman Nee teve um ministério que durou três décadas. Preso pelo regime comunista, ficou cerca de 20 anos preso, e faleceu em 1973 (na prisão) . Os cristãos têm profundo respeito por seus escritos. Todavia, Witness Lee, durante a tomada do poder pelos comunistas, refugiou-se em Taiwan, e mais tarde foi morar nos Estados Unidos. O grande problema é que Ele sempre se apresentou como o continuador do ministério de Watchaman Nee, todavia introduziu em seus ensinos heresias absurdas. Uma delas, cria que todas as igrejas necessitavam de restauração, e evidentemente a dele era a Igreja da Restauração do Senhor.


Outro ensino que mostra suas herias é o que ele diz em seu livro "O Dispensar, a Transoformação e a Edificação da Trindade Divina Processada nos Crentes, página 10, primeira Edição, abril de 2008, Editora Árvoreda Vida":

"Hoje não somos apenas homem, somos também Deus. Somos homem, porém Deus. De semelhante modo, hoje Deus não é somente Deus; é também homem. Ele é Deus, contudo homem. Como resultado, Deus e o homem, o homem e Deus, são completamente semelhantes e tornam-se um casal que combina entre si. Que maravilhoso!"

Onde a Bíblia ensina que somos também Deus? Em lugar nenhum! Deus realmente se fez homem, na pessoa de Cristo Jesus. Jesus, de fato, ensina que o Pai e o Filho fazem morada em nós (João 14:23), mas isso não significa que somos Deus. Jesus assumiu a natureza humana e nos convidou a sermos um com Ele (João 17:21-23), mas isso também não significa que somos Deus. Nós não temos a natureza divina para sermos assim chamados. Outro absurdo é dizer que "Deus e homem são completamente semelhantes". Em Hebreus 2:17 lemos que Jesus se fez semelhante aos homens, ou seja, assumiu a natureza humana, mas Ele era perfeito, sem pecado, por isso podia agir como Sumo Sacerdote. Mas nós não temos a natureza Divina em nós, somos pecadores, falhos, infinitamente inferiores ao homem Jesus. O que Witness Lee faz aqui é rebaixar a Deus e enaltecer o homem. O fato de sermos gerados filhos de Deus, por "adoção"( no original maturidade), conforme João 1:12, 13 não significa que somos Deus. Por isso mesmo Jesus é o único Filho de Deus, pois Ele é Deus. Quando Jesus se fez homem, morreu por nós, salvou-nos em sua graça, mas nunca a Bíblia nos autoriza a nos consideramos Deus pelo fato de, como salvos, Cristo habitar em nós. Observe como são estranhas as Palavras de Witness Lee ainda sobre esse assunto ainda no mesmo livro página 10:

"Qual é o significado de ser Cristão? Ser cristão simplesmente quer dizer que nosso velho homem é regenerado por Deus a fim de se tornar um homem Deus na nova criação. A partir desse dia, Deus continua a crescer em nós. Em tudo o que fazemos precisamos lembrar que, enquanto antes vivíamos por nós mesmos, agora já não vivemos sós, mas Deus vive conosco. [...] Devemos deixar que Ele cresça em nós dia a dia. Quando Ele cresce, somos renovados; quando Ele cresce, somos transformados; quando Ele cresce, o resultado é que somos completamente transformados para nos tornar Ele. Ele e nós nos tornamos uma só entidade."

.
Aqui observamos certas verdades recheadas de heresias. Somos de fato regenerados por Deus, mas não para sermos "homem Deus". A Bíblia não ensina isso. Até poderíamos tolerar a expressão "Deus crescer em nós", como significando uma intimidade maior com Ele, mas o resultado disso não seria para nos tornarmos Ele, e muito menos sermos uma só entidade com Ele. Isso seria divinizar o homem. O interessante é que Witness Lee, neste mesmo livro, na página 23, admite que muitos cristãos achariam isso uma heresia. Mas para tentar justificar sua crença, em vez de usar a Bíblia, apela afirmando que "na história da Igreja, durante a época dos pais da igreja, a verdade com relação a Deus tornar-se homem para o homem tornar-se Deus era geralmente aceita pelos santos, mas depois a igreja se desviou da visão com respeito a essa verdade." Infelizmente, Witness Lee não foi capaz demonstrar provas de que os pais da Igreja ensinavam que Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus. E com certeza, mesmo que alguém ensinasse essa heresia naqueles dias, isso não nos serviria como prova para aceitarmos esse ensino, já que nos baseamos na Bíblia.


Quem faz parte da Igreja de CRISTO na opinião de Witness Lee e Dong Yu Lan?



Uma das principais características de um grupo de irmãos que se reunem dizendo ser igreja é pressupor-se proprietária da verdade, normalmente um grupo sectário se considera como mais especial, perante DEUS, que os demais grupos e que somente serão salvos aqueles que forem arrolados como membros do referido grupo. Podemos perceber isso nos Testemunhas de Jeová que apresentam a Sociedade Torre de Vigia (grupo ao qual estão vinculados) como sendo o único grupo cristão válido na terra.
Já os cristãos evangélicos têm suas diferenças doutrinais, mas umas das suas características é ensinar que “placas não salvam”, ou seja, que não adianta esta vinculado a um determinado grupo ou denominação para serem salvos, pois a salvação só é possível adquirir mediante a rendição e confissão que somente JESUS CRISTO é SENHOR e SALVADOR.

Atualmente muitos, em nome de uma "unidade", acreditam que a Igreja Local (mais conhecida pela sua editora a “Árvore da Vida”) seja apenas mais um grupo cristão evangélico. Seria isso verdade?

Bom para podermos ter certeza sobre tal questão nada melhor que consultar a literatura impressa pela própria editora. No seu livro “Os Evangelhos – Versão Restauração” lemos um comentário interessante a respeito do texto de Mateus 16.18. Vejamos o texto e o seu comentário na integra:

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18)

"O Senhor começou a edificar a igreja no dia de Pentecostes (At 2:1-4, 41-42). Contudo, a profecia não se cumpriu até hoje, no século vinte. O Senhor não está edificando a Sua igreja na cristandade, que se compõe da Igreja Católica Romana apóstata e das denominações protestantes. Essa profecia está-se cumprindo por meio da restauração do Senhor, na qual a edificação da igreja verdadeira está sendo realizada

Bom quem escreveu tal comentário? De acordo com as páginas iniciais do próprio livro foi o senhor Witness Lee que foi o fundador da Igreja Local, assim sendo, podemos entender que as idéias expostas em tal comentário não são espúrias ou provenientes de alguém sem autoridade no movimento. O livro foi impresso e editado pela editora pertencente ao grupo e o autor do comentário é o fundador do dito grupo. Mas, qual o problema no comentário?

Em primeiro lugar o autor afirma que o próprio Triuno DEUS não teve condições durante vinte (20) séculos de estruturar e manter a Sua igreja e que, por conseguinte os cristãos dos primeiros séculos (chamados de “igreja primitiva”) não compunham a Igreja de DEUS e que tampouco os demais cristãos que se levantaram no decorrer dos séculos para proclamar o Evangelho fizeram parte dela (a saber, da Igreja). Homens como Agostinho, João Huss, Lutero, Calvino e diversos outros (na opinião de Witness Lee) não fizeram parte da Igreja. Será concebível pensar que DEUS teve que aguardar que transcorressem cerca de 2000 anos entre a morte e ressurreição de CRISTO e a implantação da Igreja?

Como então compreender o livro de Atos que inúmeras vezes narra a edificação da Igreja ou ainda o Apostolo Paulo que saúda as igrejas cristãs da época? Estariam eles errados? O fato é que eles sabiam que a Igreja já existia e florescia e que nada impediria seu crescimento e a sua continuidade. Algo que o senhor Witness Lee e a Editora Árvore da Vida desconhecem.

É fato que todo o sistema denominacional não são a Igreja de CRISTO e sim as pessoas que se rendem aos Seus pés e o reconhecem e o aceitam como único e suficiente Senhor e Salvador, não desconsideramos que todos os que confessam o nome do Senhor Jesus em todo lugar fazem parte da igreja de Jesus.

Mas se ele, o senhor Witness Lee, exclui a todos então quem faz parte?

Apesar de não afirmar literalmente, nesse texto, que a Igreja se restringe ao seu grupo ele define que a Igreja somente foi edificada a partir do século vinte, século em que o seu grupo (Igreja Loca/Árvore da Vida) iniciou suas atividades. Tal discurso é semelhante ao dos mórmons, dos adventistas e das testemunhas de Jeová, o que evidencia, ainda mais, o seu caráter sectário.

Percebam, ele exclui da Igreja todos os cristãos que viveram e morreram através dos séculos, de fato o que ele prega não é a salvação em JESUS, mas, em estar vinculado a um determinado grupo (o dele, é claro!).

Na próxima vez que você pensar em comprar algum material da Editora Árvore da Vida faça-se a seguinte pergunta: “Será que eu desejo cooperar financeiramente com um grupo que nega o poder de DEUS para a manutenção de Sua Igreja e a propagação de um evengelho exclusivista que despresa os tempos, épocas e lugares, onde o Senhor tem edificado membros no seu corpo, a igreja."


Como surge a "igreja" no conceito localista de Dong Yu Lan


Até há pouco tempo, para ser considerado "igreja local" pelo menos, numa cidade da América do Sul, teria que se estabelecer nela a mesa do Senhor reconhecida pelo ministério de Dong Yu Lan; fato que geravam situações constrangedoras e até cômicas. Na ânsia de ser reconhecido como um bom cooperador regional e assim escalar os graus de prestígios diante do líder, os cooperadores desta região muitas vezes coagiam os irmãos a largarem seus empregos e/ou estudos e migrarem para cidades onde não haviam grupos sob influencia de Dong & CIA estabelecido. E daí, às pressas estabelecer a mesa antes das proximidades da conferências de Sumaré, para poder inserir as estatísticas do censo nos relatórios a serem apresentados para os líderes da obra. E assim, a cidade como Ananindeua-PA, entre as outras, antes de estabelecer a mesa, falsamente (para a época), já constava como "a igreja que já parte o pão"- logo, era considerado a “cidade que já tem a igreja” – mais uma igreja da região dois!. Pena que hoje este tipo de “igreja” já não mais existe, a não ser nos papeis de relatórios ou nos arquivos dos computadores, inclusive, as classificações das cidades no tocante às “igrejas” eram feitas no mapa da região, marcando com bandeirinhas de cores diferentes segundo seguinte critério de diferenciação:

1 – Cidades que ainda não foram pisadas
2 – Cidades que já foram pisadas
3 – Cidades que já tem Grupo familiar
4 – Cidades que já partem pão = Cidades que tem igreja.

Ultimamente, talvez, por uma nova visão celestial, por um mover atual com a presente verdade atualizada, ou para se adequar ao modernismo, ou talvez com intuito de baixar um pouco o grau de dificuldade, a cidade onde há um grupo familiar estabelecido, ou dois ou três reunindo sob a liderança do Dong, já pode ser considerada como que a cidade já tem a igreja.

Quero que os irmãos atentem para tudo o que foi mostrado acima e vejam o quanto os movimentos chamados cristãos são inconsistentes e ate nocivos para a verdadeira fé e edificação que Cristo tem feito desde os primeiros dias na igreja. Quero dizer usando as palavras do apóstolo Paulo ( 1 corintios 1:2) que joga todas as ideias e tentativas de tornar o homem o instrutor e edificador da igreja por terra:

" A igreja de Deus que está em corinto ( São Paulo, Rio de Janeiro, Minas gerais, etc.), aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso"

Aqui nós vemos claramente que Paulo coloca todo cuidado e autoridade da vida desses irmãos em Jesus Cristo, o UNICO cabeça(autoridade) da igreja, e toda vez que se perde esta realidade (governo do cabeça) surge mais um grupo, se denominando ou nao, tendo placa ou nao , tendo CNPJ como uma instituição ou não, isso só pode expressar o governo do homem.
A realidade em Cristo transede toda história, desde os primeiros Cristão que foram chamados na galileia por Jesus, ate a consumação dos séculos, existiu e ainda vão existir aqueles que são conduzidos , edificados e fortalecidos para estarem com o Senhor pelos séculos dos séculos. Em muitos paises, escondidos em porões, florestas, o mais oculto possível por causa das perseguiçãos imposta por intolerância religiosa ou pelo próprio governo do país, não tira a possibilidade da existência da igreja edificada por Jesus, pelo contrário, muitas vezes por não existir a possibilidade da manifestação de liderança humana esses irmãos expressam infinitamente melhor a realidade de Cristo como seu governo único e irmãos amadurecidos, pois estãos prontos a morrer caso necessário pelo seu Senhor e mestre Jesus . Posso tambem mencionar uma sombra do passado para ilustrar bem este tempo presente, Moisés estava debaixo da ordem do Senhor ele não podia falar por ele mesmo ou transmitir sua própria autoridade ou vontade, a única vez que fez isso foi reprovado severamente pelo Senhor, neste episódio perdeu o direito de entrar em canaã. Da para vermos nitidamente que ninguém pode decidir fazer algo com a igreja ou pela igreja fora do governo do cabeça, e quando examinamos estes movimentos "igreja local" ou qualquer outro "denominacionalismo," mostram a ausência do governo e da legítima edificação que só pode ser feita por Cristo, o cabeça, arquiteto e Senhor de tudo, é tempo de estarmos mais vigilantes pois é ultima hora,Tempo de apostasia.

Os irmãos

http://sites.google.com/site/estavamoserrados/



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis