A FORMA DA IGREJA

sábado, 16 de maio de 2009

Cada tipo de vida, seja vegetal, seja animal, tem sua forma particular. Conforme cresce, ela se amolda aos padrões de seus pais. Torna-se aquela forma reconhecível, que mostra de onde ela veio. Por ex., cada variedade de árvore cresce de acordo com a sua forma familiar. Uma bananeira tem sempre a mesma aparência. Uma macieira tem uma forma típica. As pessoas que têm familiaridade com plantas podem dizer à distância que árvore é aquela, apenas pela sua forma. Um cão sempre aparenta ser um cão, assim como um gato sempre
aparenta ser um gato. Reconhecemos a vida desses animais pela sua forma. Esta forma exterior é resultado da vida que está no interior deles. A vida do gato sempre produz a forma de gato. A vida do cachorro sempre cresce em forma de cachorro. É a vida que está nestas criaturas que produz a forma familiar.
Exatamente do mesmo modo, a vida de Jesus Cristo, conforme cresce dentro dos crentes, produz a Igreja. Este é um princípio da maior importância. É a vida divina de Deus que produz a forma da Igreja, Sua noiva. Além disso, é apenas esta vida (ZOE) que produz a Igreja. Se vamos trabalhar junto com Deus na construção da Igreja que Ele deseja, precisamos compreender inteiramente este fato básico.
Quando desejamos trabalhar junto com Deus e construir Sua morada eterna, precisamos aprender a construir de acordo com os padrões que vimos na montanha. Este padrão é um padrão vivo. A Igreja de Jesus é um ser vivo. Sua noiva é construída pela Sua vida. Portanto, é apenas construindo com a Sua vida e pela Sua vida que podemos chegar ao resultado que Ele tanto almeja. Até que tenhamos compreendido esta verdade básica e essencial, não estamos em condições de construir a casa de Deus.


O PADRÃO DO NOVO TESTAMENTO

Muitos crentes estão construindo hoje, mas muitos deles não têm a menor idéia do que estão fazendo. O erro mais comum que cometem é achar que discernem o padrão para sua construção enquanto lêem o Novo Testamento. Então começam a copiar este padrão. Eles trabalham ativamente para reproduzir a forma que acreditam ter visto.
É comum que algums líderes ou grupos imaginem ter alcançado o padrão que mais aproximadamente se assemelha ao padrão do livro de Atos ou das Epístolas. Eles acreditam que o seu jeito é o mais bíblico. Talvez estejam implantando um certo tipo de estrutura de autoridade.
Talvez selecionem diáconos e pastores de uma maneira especial. Possivelmente estão iniciando certos tipos de encontros, cerimônias ou práticas. Pode ser que estejam insistindo em um certo esquema de doutrinas ou crenças.
O problema é que copiar um padrão que alguem acha que percebeu é um sério engano. É colocar o carro na frente dos bois. Nunca podemos colocar em prática algum padrão, doutrina ou exercício
e produzir algo que agrade a Deus. O padrão que acreditamos ver nunca, nunca irá produzir a vida de Cristo. Por outro lado, a vida de Cristo sempre gera o padrão ou forma apropriados, aqueles que Deus deseja. Isto é verdadeiramente uma questão de vida ou morte. Quando agimos para reproduzir um padrão, invariavelmente o resultado será algo sem vida, algo morto. Nós não temos o poder de gerar vida. Somente Deus pode fazer isto. Talvez acreditemos que, se produzirmos algo próximo ao padrão divino, Deus vai descer correndo para abençoá-lo.
Talvez pensemos que, se tentarmos construir algo semelhante ao que vemos na Bíblia, Ele virá morar neste lugar. Talvez achemos que Ele virá e dará vida ao que fizemos. Mas não, isto nunca acontecerá! Nosso Deus nunca dará vida ao que construímos para Ele, não importa se acreditamos que é algo bíblico.
Portanto, muitas de nossas obras permanecem mortas ou sem efeito. Permanecem uma coisa sem vida, que precisamos constantemente tentar empurrar para a frente com programas, atividades e entusiasmo humanos. Sempre requerem a nossa atenção para que se mantenham em movimento. Por não terem a sua própria vida, elas requerem o serviço daqueles que têm um relacionamento vivo com Jesus. O zelo, o entusiasmo e o amor por Jesus que os membros dos grupos humanamente controlados têm, tornam-se o suporte para os planos e programas da Instituição. Tais organizações necessitam de homens e mulheres que alimentem, assim como um parasita necessita de
um corpo vivo para dele tirar seu sustento. Algumas vezes, quando a organização já usou toda a vida que estava em algums membros, quando eles já deram tudo o que podiam para ajudar e acabaram sem força e animo, ela os cospe para fora e procura outros para tomar os seus lugares.


ENTÃO, COMO VAMOS CONSTRUIR?

Podemos trabalhar com Jesus na construção de Sua Igreja ministrando Sua vida uns aos outros. Ele declarou que Ele é “a vida” (Jo 11:25). Portanto, quando O compartilhamos com os outros, estamos construindo a Igreja. Conforme O seguimos, Ele nos guiará a usar de maneira certa os dons e os ministérios que nos deu para edificar os outros. Através de nosso relacionamento íntimo com Ele, iremos receber uma revelação viva, sabedoria e direção. Então, nós podemos disseminar o que recebemos. Esta vida tomará, então, a forma que Ele desejar.
Os crentes que estão em relacionamento íntimo com Jesus a cada dia estão cheios de Sua Vida. Estes indivíduos estão constantemente fazendo alguma coisa, pois o seu Senhor os está dirigindo dia a dia. Eles estão visitando os doentes. Estão compartilhando o Evangelho. Estão
procurando solucionar as necessidades dos outros e pedindo a Deus maneiras para conseguir fazer isto. Estão cuidando dos pobres. Estão orando uns pelos outros e constantemente procurando um meio de ministrar Cristo uns aos outros. Estão sempre juntos porque o Espírito de
Deus os está incitando a procurar a companhia e a amizade dos outros.
Estão se encontrando, orando juntos e louvando juntos. Estão sendo edificados e mantidos unidos pelo Espírito Santo. Não há necessidade aqui de controle humano. Não há homem algum ou grupo algum que esteja planejando ou organizando isto. Sua direção é sobrenatural. A vida do corpo irá produzir todos os aspectos da Igreja que encontramos no Novo Testamento.
Todos os elementos da Igreja devem ser um produto da vida sobrenatural: quando nos encontramos; onde nos encontramos; como os encontros são conduzidos; o uso dos dons; a função dos vários ministérios; nosso relacionamento com os outros membros do Corpo; quando atuamos juntos; quando vamos orar; como, quando e onde iremos evangelizar; o exercício de qualquer tipo de liderança; etc. Cada aspecto singular da Igreja deve ser um produto da vida Divina.
Cada faceta, movimento ou atividade do Corpo deve ser um resultado da vida e da direção do nosso Cabeça. Se e quando isso não acontece, então há apenas morte e formas religiosas.
Jesus ressuscitou da morte. Ele está vivo hoje e é capaz de nos liderar. Porque Ele vive e se move por meio dos diferentes membros de Seu Corpo, a forma de Sua Igreja se manifestará.
Quando ministramos Jesus Cristo uns aos outros, a morada de Deus está sendo construída. Quando o Espírito de Deus flui dentro de nós e através de nós, esta edificação sobrenatural aparece. É a Vida de Deus que habita em nós que é ministrada aos outros através de nós. É o próprio Senhor Jesus vivendo e se movendo através de Seu povo para preparar a Sua noiva. Este é o modo, na verdade o único modo, pelo qual a Igreja pode ser edificada.
Queridos irmãos e irmãs, precisamos edificar com Vida. Não devemos tentar arrumar a Igreja do jeito que julgamos ser correto. Não precisamos planejar, controlar ou organizar as pessoas para conseguir a forma que achamos ideal para a Igreja. Não há absolutamente necessidade de homens e mulheres tentarem manipular os outros para que tenham aparência bíblica. Não somos chamados a usar métodos humanos para conseguir metas sobrenaturais. O segredo de construir a
Igreja Viva é ministrar Jesus aos outros. Sua vida sempre irá produzir a noiva pela qual Ele tem ansiado.
Deus não depende de nossas habilidades organizacionais para reunir um grupo de pessoas e mantê-las unidas. Ele não espera ansiosamente que usemos nossos dons para impressionar um número adequado de indivíduos a fim de podermos constituir uma “Igreja”. Não é necessário moldarmos os outros a algo que julgamos ser o desejo de Deus. Nosso Deus não mora e nem irá morar nestes templos construídos por mãos humanas. Ele está procurando por uma casa viva. Esta casa é resultado de Sua Vida crescendo dentro de homens e mulheres.
Sabemos pelas Escrituras que Jesus está procurando por uma noiva. Vamos tomar como ilustração o exemplo de um homem. Normalmente, o homem está muito interessado na beleza e na forma de sua futura esposa. Estas coisas são importantes para ele. Então ele pode sair e comprar um manequim? Este objeto pode ser excepcionalmente atraente e bem feito, mas irá satisfazê-lo? Claro que não! Este homem está procurando por alguém vivo, cheio de vida, que possa responder a
ele de muitas maneiras diferentes.
Da mesma forma, Jesus nunca iria desejar entrar em uma união matrimonial com uma forma vazia. Ele está procurando por alguém que esteja vivo, cheio de Sua própria Vida. Consequentemente, nunca deveríamos fazer da forma a nossa meta, mas sim permitir que a Sua Vida crie Sua noiva da maneira que Ele a deseja.


Os Irmãos



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis