Diferença dos Sistemas: Em Lei e em Graça

sábado, 23 de maio de 2009

SISTEMA NA LEI

O SISTEMA na LEI era uma organização, onde tinha por cabeça o homem, e era sustentado pelo dinheiro (Dízimo), uma obrigação exclusiva do povo judaico.
Finalidade:

a) Levar o dízimo à casa do tesouro.
b) Para não faltar mantimento.
c) Fazer prova do Senhor.
d) Abrir as janelas do céu.
e) Ser abençoados com abastança.
f) Repreender o devorador.
g) Para o devorador não tocá-lo.
h) O óleo para as candeias.
i) O incenso para o altar.
j) O pão da proposição.
l) Os animais para os sacrifícios diários.
m) O não cumprir viria a maldição.

Isto e outras coisas mais necessárias, só podiam ser obtidas pelo dinheiro (Dízimo). Aqui o SISTEMA se utiliza da LEI, porque vivia pelo que recebia e não pela fé, uma vez que nada havia sido conquistado por Cristo ainda, encontrava-se guardado debaixo da LEI, encerrado para aquela fé que se havia de revelar. Para que depois que viesse a fé, saísse debaixo da LEI, e fosse conduzido a Cristo (Gl 3.23,24).

SISTEMA NA GRAÇA

O SISTEMA na GRAÇA é um organismo (I Co 12.12), onde tem por cabeça o SENHOR JESUS (Ef 1.22), e é sustentado pelo ESPÍRITO SANTO (At 9.31) (Rm 11.18).
No SISTEMA como ORGANISMO, não há lugar para o DINHEIRO, nem para a COMPETIÇÃO, Pedro e Paulo nos afirmam isto: "Mas disse Pedro: vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com DINHEIRO o dom de Deus" (At 8.20). "Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder?"...(At 5.4). "Disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro” (I Tm 6.5). Piedade do original grego: Euzébia, quer dizer graça, verdade etc...
São homens que querem fazer da GRAÇA de Deus fonte de renda, ou seja, tornarem-se ricos através do evangelho. Paulo então prossegue exortando a Timóteo: "Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição, porque o amor ao DINHEIRO é raiz de todos os males; e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (I Tm 6.9,10).
Paulo manda Timóteo fugir destas coisas e seguir a justiça, a GRAÇA, a fé, o amor, a constância, a mansidão (I Tm 6.11).
O SISTEMA da época de Jesus, já estava tão cego pelo DINHEIRO, que chegou a ponto de dizer que a oferta era maior que o altar. E Jesus os repreendeu dizendo: "Cegos! pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?" (Mt 23.19).
Hoje, o SISTEMA organizado está tão cego quanto o poder econômico (Dízimo), e o poder político (posição), dentro da igreja, a ponto de perguntar: se não houver dízimos ou algum representante na política, quem sustentará e defenderá a igreja? Cegos! quem sustenta e defende a igreja: é o dízimo, o político ou o Espírito Santo? ... "Não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti" (Romanos 11.18).
Enfatiza o apóstolo: "Ó insensatos...! quem vos fascinou a vós outros, em ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Sois assim tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?" (Gl 3.1-3).

Continuar Lendo



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis