Como Devemos Contribuir na Graça?

sábado, 23 de maio de 2009

O dízimo que Abraão lhe oferece assinala a inferioridade do sacerdócio de Levi diante do Senhor Jesus (Hb 7.4-10), onde Este é o único sacerdócio Santo e Eterno, o qual põe fim ao sacerdócio antigo, agora Ele é para sempre o intercessor, mediador e fiador da nova aliança.
"Portanto, ninguém se glorie nos homens, porque tudo é vosso: seja Paulo, ou Apolo, ou Pedro, seja o mundo, ou a vida, ou a morte, sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus" (I Co 3.21,22,23).
"Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus" (Gl 4.7).
Paulo considera a fé dos fiéis como um "sacrifício e uma oblação" (Fp 2.17). Os socorros pecuniários que ele recebe da igreja de Filipos são um "perfume de bom odor", um sacrifício aceitável, agradável a Deus (Fp 4.18).
Para ele, a vida toda dos cristãos é um ato sacerdotal; ele os convida a oferecer seus corpos "como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Esse é o culto espiritual que temos de prestar" (Rm 12.1,2).
Tipologia do tabernáculo nesta dispensação sacerdotal (II Pe 2.9) da GRAÇA, e como devemos administrar.

a) O pátio é o corpo.

A salvação é futura: I Co 3.16,17; Rm 12.1; I Co 9.27; I Pe 1.5; Ef 1.14; II Co 5.4; Rm 8.23; Fp 3.21; Rm 8.19; Fp 3.11,12,13; I Co 15.23.

b) O lugar santo é a alma.

A salvação é diária: Tg 1.21; I Pe 2.2; Fl 2.12; Hb 2.3; I Tm 4.16; I Pe 4.18; Rm 2.12, II Pe 1.4.

c) O lugar santo dos santos é o Espírito.

A salvação foi instantânea: I Pe 1.23; I Jo 5.11,12; Jd 3; Cl 2.10; Jo 5.24; Ef 1.13; Hb 7.25.
A ordem dada pelo Espírito Santo na dispensação da GRAÇA como sacerdotes que somos, quanto ao contribuir é: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria" (II Co 9.7).
Isso quer dizer que não há limites para contribuição na GRAÇA. Veja o que o Espírito Santo diz: ..."Contribua segundo propôs no seu coração"..., isto pode ir de 0% a 100% quem irá propor no seu coração é o Espírito da GRAÇA, uma vez que ele habita em cada um dos sacerdotes nesta dispensação.
Depois ele prossegue: ... "não com tristeza, nem constrangimento"..., ou seja, você não deve contribuir levado pelo sentimento e emoção da carne, nem pela aparência, coagido pelo medo, sem vontade, levado pelos outros, ou quando pregadores fizerem uso de textos bíblicos para atingir certos objetivos, chegando até a determinar a quantidade. Espere o Espírito propôr no seu coração, isto levará você a dar com alegria, ele colocará no Seu coração: o quanto, o quando, o onde e a quem você deve dar. Porque na verdade, enquanto o nosso sentimento quanto à contribuição não fôr aquele que se baseia na gratidão e no reconhecimento, não haverá aprovação de Deus em nada que realizarmos em seu nome. Lembrando sempre: Deus primeiro aceita o homem para depois aceitar a sua contribuição. Então, passaremos a contribuir em amor e graça, ou melhor, contribuir sem pensar que deveria contribuir, ou com medo de não estar contribuindo o que deveria contribuir, agradecendo sempre, ao nosso eterno e sumo sacerdote, e verdadeiro Deus, o Soberano Senhor Jesus.

Continuar Lendo



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis