Cinco Grandes Obstáculos para a Vida Diária do Homem

sábado, 9 de maio de 2009

“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.” 1º coríntios 10:1
Este texto nos faz lembrar da historia dos hebreus quando estavam no Egito como escravos, essa historia é bem conhecida, principalmente porque ela é bem explorada no meio secular ainda que distorcidamente ou em historias não bem contadas. Mas o foco agora é a passagem pelo mar vermelho quando se abriu para deixar o povo passar. É sobre isso que Paulo esta falando aqui aos irmãos da cidade de Coríntios, na Grécia.
“E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar”
Paulo diz que aquela passagem pelo mar vermelho e quando estava protegido do sol por uma nuvem, isso para eles era uma espécie de batismo. Aqui eles deixaram de ser egípcios, pois estavam a 430 anos no Egito, não teria como eles terem uma formação fora das características egípcias eram pelo menos seis gerações e o batismo aqui era o inicio de um novo nascimento. A vida pagã, idolatra estava ficando para traz no fundo daquele mar.
“E todos comeram de uma mesma comida espiritual e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”
Paulo entendeu que eles tiveram uma experiência com o Senhor ao serem supridos em suas necessidades como alimentos, água, milagre do mar aberto, a saída milagrosa do Egito, etc. tudo aquilo foi para eles uma Espécie de alimento espiritual que deveriam ser suficiente para a jornada que eles iam começar a ter. Uma vida espiritual tem que ser alimentada com coisas espirituais e era exatamente isso que o Senhor estava fazendo com eles, os alimentando com situações totalmente espirituais, milagres em cima de milagres.
“Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto”
Prostrados é o mesmo que morrer, literalmente. Pois mesmo com todos os milagres e alimentos espirituais, isso não foi suficiente para muitos deixarem de viver como pagãos, ímpios, debaixo do governo maligno.
Gostaria de chamar sua atenção para o fato de Paulo começar a falar para os irmãos de Coríntios e nós os irmãos que estão em todo lugar, que se não atendermos o chamado do Senhor para o novo nascimento e uma vida de santidade, ficaremos prostrados, mortos neste mundo como os hebreus no deserto.
“E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram”.
Aqui se você notar a palavra ‘figura’, é exatamente a forma que temos que olhar aquela historia. Ela é colocada como exemplo para não cairmos no mesmo erro. A partir do batismo e dos alimentos espirituais, inclusive beber da rocha (do próprio Cristo), estamos capacitados e prontos a enfrentar pelo menos CINCO GRANDES OBSTACULOS PARA A VIDA DIÁRIA DO HOMEM. E quais seriam esses cinco grandes obstáculos?

Vamos ver conhecer os 5 grandes obstáculos a partir do versículo 6.
“E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram”
"para que não cobicemos as coisas más" (cobiça)
O versículo 7 diz:
“Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar”.
“Não vos façais, pois, idólatras”, esse é o segundo grande obstáculo, (idolatria)
Versículo 8:
“E não nos prostituamos como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.”
“E não nos prostituamos”, (Prostituição)
Versículo 9:
“E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes”
“E não tentemos a Cristo”, (tentar a Cristo) o Senhor
Versículo 10:
“E não murmureis como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor”
“E não murmureis”, (Murmuração)
Versículo 11:
“Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e está escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”.
Leia o versículo 12 bem devagar, com bastante atenção.
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia”.
Aqui é muito importante observar que ficar de pé é tomar muito cuidado com estes exemplos de pecados e vida mundana e profana, para não repetirmos o mesmo erro que eles cometeram mesmo depois de terem sido “batizados” e se alimentado do Senhor.
E pra finalizar vamos ler o versículo 13.
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis (suportar), antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

1- cobiça 2 – idolatria 3 – prostituição 4 -tentar a Deus 5 - murmuração
Em todas as épocas sempre foram grandes muros que impedem os irmãos de conhecer e se relacionar com Deus e com isso viverem inúteis ao propósito de Deus.
Cobiça: quando vemos na TV, filmes, propagandas, roupas, carros, casas, mulheres e muitas outras coisas, na verdade, existe um espírito maligno pra sempre instigar com estas coisas e outras, o homem a cobiçar.
Idolatria: toda espécie de religião, rosas, azeite ungido, nomes escrito em papel para ser levado a um lugar especial (Israel), imagens esculpidas, elementos, homens especiais, etc. são na verdade usados por um espírito maligno para que o homem seja idólatra, inclusive os cristãos. Homens especiais que falo é gurus, profetas, líderes religiosos, pastores estrelas, etc.
Prostituição: interpretar de forma fraudulenta e errada as escrituras, nudez escancarada, sexo fora do casamento, sensualidade, material pornográfico, tem sido um instrumento usado por espíritos malignos, para levar o homem a se prostituir e se afastar da Sã doutrina e se unir a vida mundana.
Tentar a Deus: muita informação religiosa esta forçando as pessoas a tomar uma posição maligna em relação à vontade de Deus. Por exemplo: quando alguém exige algo como se ela tivesse o direito de ter Deus como seu empregado, isso é uma forma de tentar a Deus.
Ex: “Ele tem que fazer o que estou mandando porque ele é dono da prata e do ouro e eu sou seu filho, eu ordeno se não eu vou rasgar minha bíblia”
Murmuração: quando abrimos nossa boca e reclamamos, seja lá qual for à reclamação, é o mesmo que dizer a Deus que ele não está fazendo a coisa certa em nossas vidas, ficar sempre reclamando; e ainda não podemos se esquecer da maledicência (falar mal do próximo) que faz parte da murmuração.

O que eu gostaria que você entendesse é que Paulo estava falando para irmãos que tinham passado pelo batismo e experimentado de Cristo e não para as pessoas do mundo. Por isso esses 5 grandes muros o maligno estará sempre usando contra nós, a nossa vida inteira, com um ou mais obstáculos; esses obstáculos sempre estará sendo colocado para nos impedir de crescer no Senhor. Por isso o versículo 13 é uma grande chave para que estejamos sempre em condição de passarmos por esses obstáculos.
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
A chave para o escape desses obstáculos é saber que estamos batizados, ou seja, mortos para o mundo (pecado) o Egito ficou para traz, estamos sendo nutridos e nos alimentando de Cristo e da sua palavra diariamente. Na verdade, o que Deus quer ver em nós, é perseverança naquilo que Ele fez em nossas vidas: batismo, guardar a palavra, orarmos buscando comunhão com o Senhor Jesus, e comunhão uns com os outros, isso se tornará uma forma de estarmos agradando a Deus. Deus, como um Pai de amor, gosta de ver filhos perto e obedientes. Então, o que fez com que todos aqueles homens morressem no deserto, foi serem cobiçosos, serem idólatras, se prostituírem, tentarem a Deus e murmurarem; coisas que Deus já tinha derrotado e destruído na vida deles no momento em que eles passaram pelos batismos e se alimentaram de Cristo, que no interior de cada um vive uma vida nova e abundante, tanto na alegria como no amor.
Se Eles já haviam sido batizados, e se alimentavam de Cristo, então, o que houve para os que morreram? Porque foram atingidos por estes 5 obstáculos lá no deserto? Mesmo com Moises sendo um condutor de autoridade, ou seja, Moises falava o que Deus falava com ele, então ele repetia ao povo.
O que aconteceu foi que eles estavam acostumados a vida no Egito, precisava renunciá-la e no momento em que pensavam que poderia faltar água, comida, liderança religiosa (eles deveriam ser sacerdotes e falar diretamente com o Senhor). FRACASSARAM. Não perderam a fé, mas contaminaram a fé com tudo que tinham recebido no Egito, idolatria, prostituição, murmuração, etc., as mesmas coisas que recebemos do mundo. O Egito para eles é o mesmo que o mundo é para nós, então não podemos esquecer-nos da renúncia, ela anda junto conosco o tempo todo, mesmo nos alimentando de Cristo, somos batizados, ainda assim precisamos estar sempre prontos a renunciar, porque a vida do Egito pode estar sempre nos chamando a voltar para suas práticas. Então através do batismo (remisão de pecados), guardar a palavra (viver no espírito), orarmos buscando comunhão com o Senhor Jesus (relacionamento paterno), comunhão uns com os outros (corpo de Cristo), e sempre buscando renunciar o mundo, é que conseguiremos nos livrar desses cinco obstáculos.
Esses são princípios que Paulo ensinou aos irmãos de coríntios e para nós, que devem ser guardados para termos uma vida saudável de fé e alegria no Espírito Santo. É claro que aqui esta se falando de obstáculos humanos e circunstâncias humanas, mas em todos esses obstáculos Deus garante que não será acima do que nós podemos suportar. É muito importante saber que os erros de alguns irmãos no passado podem servir para que nós hoje possamos ter uma vida alicerçada, firme, abundante no Senhor, devemos aprender com os erros dos irmãos e os nossos diariamente, para não cairmos nos mesmos erros sempre. É isso que Paulo nos alerta aqui nesta carta.
Apesar de ser numa época diferente, seguia-se o mesmo propósito, batismos, alimentados com a vida espiritual saudável, não se alimentar como o Egito (mundo), mas alimentando-se de Cristo, eles poderiam passar tranquilamente pelo deserto e chegar à terra prometida (Canaã) e que para nós é ter uma vida abundante de amor e alegria do Espírito santo. Como eles, nós também podemos desfrutar das promessas do Senhor, da vitoria sobre o pecado e sobre o Egito (mundo). Vamos orar em comunhão com o nosso Senhor para que estas coisas seja realidade para nós e nos nossos irmãos. Sejamos livres com a liberdade com que Cristo nos libertou para O servirmos, esses obstáculos permaneçam fora de nossas vidas, em nome de Jesus Cristo. Estes textos podem ser encontrados em 1 coríntios 10:1 a 13.

Os irmãos



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis