As Quatro Colunas da Sã Doutrina - Segundo a Carta aos Colossenses

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que é a sã doutrina bíblica?
- É um ensino bíblico que não pode ser modificado, mexido, contaminado, acrescenta-do ou tirado. Tem que ser compreendido assim como foi revelado nas Escrituras.

2 Timóteo 3:16 - ...Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça...

Este tema tem o objetivo de nos fazer refletir se realmente vivemos a fé
Cristã de forma legítima sem corrompermos os ensinamentos do Senhor Jesus e de seus apóstolos, que foram fieis ao que aprenderam do mestre.
E você tem sido fiel ao ensino do Senhor Jesus?

Apocalipse 2:5 - "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres."

1º Coluna: “O Deus Pai nos fez idôneos”

a) Para que nos fez idôneos?
- Para sermos participantes da herança dos Santos em Cristo.

b)Como isso foi realizado?
- Nos tirando do reino das trevas e nos transportando para o Reino de
Jesus Cristo.

c)Nós ganhamos mais alguma coisa?
- A redenção pelo Sangue de Jesus, ou seja, pela remissão dos nossos pecados. Em ou-tras palavras, Cristo comprou nossa liberdade com o valor de seu sangue e perdoou todos os nossos pecados.

Colossenses 1: 12,13 e 14“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”


2º Coluna: “Quem é Cristo?”

- O Filho de Deus Pai, o Senhor, Dono de todas as coisas – Jesus Cristo.

Colossenses 1: 3 “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós”

3º Coluna: “Qual é a sua Supremacia?”

- Ele é a Imagem (espelho) do Deus Invisível, o primogênito de toda criação;

- nEle foi criado todas as coisas nos Céus e na Terra, visíveis e invisíveis, tronos, dominações, principados e potestades. Em outras palavras, o mundo espiritual com seus reis e rei-nos, governantes e suas autoridades.

- Ele é antes de tudo e as coisas subsistem por Ele; toda plenitude nEle habita;

- Ele é o cabeça da Igreja.


Colossenses 1:15 a 19: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse...”

a)Toda esta supremacia tem qual objetivo e propósito?

Objetivo nos reconciliar no corpo de sua carne pela sua morte.
Propósito Para perante Ele mesmo nos apresentar Santos, irrepreensíveis e inculpá-veis.

Colossenses 01:22“agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis”

4º Coluna: O que temos que fazer para que, realmente possamos desfrutar de Cristo?

- Permanecermos firmes neste fundamento (sã doutrina) e firmes na fé, não deixando que outros ensinos (falsos) nos afastem da esperança do Evangelho que está escrito. Podendo, na verdade, não ter sido pregado a nós a sã doutrina, mas podemos agora ler como é a sã doutrina nesta carta.

Colossenses 2:8 - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Colossenses 2: 18, 19, 20, 21,22, 23 - Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pre-texto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carre-gam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfa-ção da carne.

Colossenses: 3: 1 e 2 –
"PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;"


Última HOra



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis