Produtos Diet, os Malefícios do Adoçante Aspartame

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Todos os produtos “light” contêm Aspartame, um químico substituto do açúcar.
Será saudável?

Iogurtes light, refrigerantes cola light, adoçantes para café, pastilhas elásticas, enfim quase tudo o que contém esse adoçante artificial é bastante prejudicial à saúde.

O que é Aspartame?

O aspartame foi aprovado em 1981 apenas para uso em alimentos secos. Por mais de oito anos a FDA - Food and Drug Administration, órgão do governo norte-americano que regulamenta e aprova o uso e a comercialização de alimentos e medicamentos - recusou-se a aprová-lo por causa das convulsões e tumores cerebrais que esta droga provocou em animais de laboratório.

A FDA continuou a recusar a aprovação até que o presidente Ronald Reagan (um amigo da Searle, empresa que criou o aspartame) assumiu o governo e demitiu o Comissário da FDA que não queria aprovar o produto. O dr. Arthur Hull Hayes foi nomeado comissário.
Mesmo então a aprovação foi alvo de tanta oposição que se criou uma Comissão de Inquérito. A Comissão concluiu: "Não aprovem o aspartame". O dr. Hayes PASSOU POR CIMA da sua própria Comissão de Inquérito.
Pouco depois de o Comissário Arthur Hull Hayes Jr. aprovar o uso de aspartame em bebidas carbonatadas, largou o cargo em troca de um excelente emprego na empresa de relações públicas da G.D. Searle.


Provoca danos a longo prazo.

Aspartame contém 10% de Metanol, (conhecido também como álcool de madeira e veneno) prejudicial.

O metanol é liberado aos poucos no intestino delgado quando o grupo metil do aspartame encontra a enzima quimotripsina.
No interior do corpo o metanol transforma-se em ácido fórmico e em formaldeide. O formaldeide é uma neurotoxina mortal. Uma análise do EPA (Enviromental Protection Agency – Agência pela Protecção Ambiental – EUA) sobre o metanol declara que o metanol “vem considerado um veneno por acumulo, graças à baixíssima taxa de excreção uma vez absorvido.
No corpo o metanol vem oxidado em formaldeide e em ácido fórmico; ambos são tóxicos”. Os pesquisadores do EPA recomendam um limite máximo de consumo de 7.8 mg ao dia. Um litro de bebida adoçada com o aspartame contém cerca 56 mg de metanol.

O aspartame decompõe-se em metanol livre quando aquecido acima de 30°C. Isso acontece quando o produto que contém aspartame é armazenado de forma imprópria ou quando é aquecido (por exemplo, quando faz parte de um "alimento" como gelatina diet, ou quando é usado para adoçar o café com adoçantes em comprimido, etc).

O problema é que o aspartame não é apenas composto por fenilalanina e aspartato. O grupamento funcional característico da fenilalanina (grupamento ácido) não está presente no aspartame. Este grupamento é na verdade metilado sinteticamente, dessa forma o grupamento deixa de ser ácido e passa a ser um éster.
O contacto dessa substância com o estômago faz com que ela se quebre, dando origem à aspartato, fenilalanina e metanol em separado.

Mais sobre Metanol...

O metanol é um álcool extremamente tóxico que causa danos ao Sistema Nervoso Central, além disso ele é facilmente absorvido pela mucosa estomacal (devido principalmente ao seu baixo peso molecular). Os efeitos sistémicos em humanos do metanol incluem mudanças na circulação, tosse, dor de cabeça, náuseas e vómitos, efeitos respiratórios, mudanças no campo visual e até cegueira, além de efeitos teratogénicos e danos ao sistema reprodutor.

Já foi mencionado que sumos de fruta e bebidas alcoólicas contêm pequenas quantidades de metanol.

Porém é importante lembrar que o metanol em produtos naturais nunca ocorre isolado. Na natureza, há também a presença de etanol, geralmente em quantidade muito maior. O etanol é um antídoto para a toxidade do metanol em seres humanos.
As tropas da Operação Tempestade no Deserto (Guerra do Golfo) foram "presenteadas" com grande quantidade de bebidas adoçadas com aspartame, aquecidas acima de 30°C sob o sol da Arábia Saudita. Muitos soldados voltaram para casa com numerosos problemas de saúde semelhantes aos encontrados em pessoas quimicamente envenenadas com formaldeído.
O metanol livre ,nos refrigerantes pode ter sido um factor importante destas doenças. Outros produtos da decomposição do aspartame, tais como DKP (dicetopiperazina da aspartilfenilalanina), podem ter contribuído também.

Aspartame contém ácido aspártico

Pode perceber-se pela composição química do aspartame o seu perigo potencial pois ele é feito de 40% de ácido aspártico, 50% de fenilalanina e 10% de metanol.


O aspartame é uma molécula com três componentes: ácido aspártico, fenilalanina e metanol. Depois de ingerido, o metanol . converte-se em formaldeído e ácido fórmico (veneno de formiga). O formaldeído, neurotoxina mortal, é o fluido geralmente usado em embalsamamentos, um cancerígeno classe “A”. A fenilalanina também é neuro-tóxica quando isolada dos outros aminoácidos das proteínas.

O ácido aspártico causa lesões cerebrais em desordens neuroendócrinas, em experiências com animais. Há 92 sintomas documentados, incluindo dores de cabeça, dormência, fadiga, visão turva palpitações cardíacas, tonturas, espasmos musculares, aumento de peso, irritabilidade, ansiedade, vertigens, ataques epilépticos, urticária, cegueira, taquicardia, zumbido nos ouvidos, depressão, perda de audição, fala arrastada, perda do paladar, insónia.

O aspartame está presente em 5.000 produtos alimentares e em muitas mesas de restaurantes, pela mesma razão que o tabaco está por toda parte: ganância, vício e lucro.

Um conhecido produtor de refrigerantes, no Brasil, da bebida - “Dolly” ( que enfrentou um processo com a cocacola)
Relativamente ao aspartame nos refrigerantes disse:

«Após 3 semanas de molhado (o aspartame) passa a ter gosto de pano sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para alongar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixa o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar edge no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais. E assim vai... A lista é enorme.» ( ver mais na página coca-cola)


O Atlanta Journal Constitution recentemente publicou um artigo sobre mortes repentinas referindo-o à revista Science. Informou que 450,000 pessoas caem mortas a cada ano e falou de consumidores com um irregular ritmo cardíaco. O aspartame notoriamente provoca um irregular ritmo cardíaco. Sinceramente, isto é provavelmente para abaixar o número de mortes. Em 16 Dezembro de 2001, o Sunday Telegraph no Reino unido escreveu um artigo sobre mortes repentinas e epilepsia.

O aspartame é ainda uma droga que provoca ataques como foi provado num estudo centralizado que o aprovou, um estudo de toxicidade oral de 52 semanas onde sete bebés macacos foram alimentados com esta toxina. Cinco tiveram grandes ataques do mal e um morreu. No relatório do FDA, da lista de 92 sintomas quatro tipos de ataques eram provocados por esta neurotoxina. Ainda pior, o aspartame interage com a medicação anti-ataques tal como Dilantin e medicamentos similares.

Alguns efeitos negativos do aspartame na saúde:
A verdade sobre a toxidez do aspartame é muito diferente do que a NutraSweet Company quer que os consumidores acreditem. Em fevereiro de 1994, o Departamento de Saúde e Serviço Social dos Estados Unidos emitiu uma lista de reacções adversas relatadas à FDA ( DHHS 1994). O aspartame respondia por 75% de todas as reacções negativas relatadas nesta lista.

A própria FDA admitiu que menos de 1% dos consumidores que tiveram problemas com algum produto reclamam com a FDA. Isso faz as quase 10.000 queixas que receberam corresponderem a cerca de um milhão de pessoas. No entanto, a FDA tem um grave problema na manutenção de seus registros (nunca responderam à carta registrada do autor deste texto, Mark Gold, uma das vítimas) e tendem a desencorajar ou até mesmo confundir os queixosos, pelo menos em relação ao aspartame. Mas permanece o fato de que a MAIORIA das vítimas não tem a menor ideia de que o aspartame pode ser a causa de seus muitos problemas! Várias reacções ao aspartame são muito graves, como convulsões e morte.

Essas reacções incluem (em ordem alfabética):



* Artrite
* Ardor nos olhos ou na garganta
* Ardor ao urinar
* Asma
* Ataques de ansiedade
* Ataques de pânico
* Cancro no cérebro (estudos pré-aprovação em animais)
* Comichões
* Confusão
* Convulsões
* Depressão
* Diarreia
* Dificuldades para pensar e raciocinar
* Dificuldades para respirar
* Dor abdominal
* Dores nas articulações
* Dores de cabeça e enxaquecas
* Dores no peito
* Dormência ou comichão nas extremidades
* Enxaquecas ou dores de cabeça muito fortes ( provocadas pelo uso crônico)
* Espasmos musculares
* Excesso de fome ou sede
* Fadiga
* Fadiga crônica
* Fala arrastada
* Fobias
* Ganho de peso
* Hipertensão (pressão alta)
* Impotência e problemas sexuais
* Incapacidade de concentração
* Inchaço, edema (retenção de fluidos)
* Insônia
* Irritabilidade
* Laringite
* Morte
* Mudanças marcantes de personalidade
* Náusea e vômitos
* Palpitações cardíacas
* Pensamento enevoado
* Perda de audição
* Perda (calvície) ou queda de cabelo
* Perda de memória
* Perda de visão
* Problemas ou alterações menstruais
* Problemas de controlo do açúcar no sangue ( hipoglicemia ou hiperglicemia)
* Reações alérgicas
* Reações asmáticas
* Sentimento de irrealidade
* Susceptibilidade a infecções
* Taquicardia
* Tinido nos ouvidos
* Tosse crônica
* Tontura
* Tremores
* Urticária
* Vertigens


Atenção isto não é hoax, não é um mito urbano.

Alguns links:

http://www.laleva.cc/pt/alimentos/aspartame_verdade.html
http://www.laleva.cc/pt/alimentos/aspartame_perigo.html
http://geocities.yahoo.com.br/umanovaera/Fraudes_Medicas/Aspartame_as_mas_noticias.htm

Por Realidade Oculta



“...haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”
(2 Timóteo 4.3)

Páginas Visitadas

Contador de acesso grátis